COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL E DE VAZÃO MÁXIMA NA BACIA DE RIO NOVO DO SUL, REGIÃO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO BRASIL

Authors

  • Ivo Augusto Lopes Magalhães Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Benvindo Sirtoli Gardiman Junior Universidade Federal do Espírito Sant0-UFES
  • Carlos Antonio Araújo Freitas Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

Abstract

Este estudo teve como objetivo, comparar diferentes métodos de estimativa de escoamento superficial e vazão máxima na microbacia hidrográfica de Rio novo do Sul, situada na região Sul do Estado do Espírito Santo. Para a realização da estimativa de escoamento superficial empregou-se metodologias para a classificação das áreas e definição dos usos e ocupação da terra, assim como também geração de imagens que entrarão no modelo computacional de estimativa de vazão e lâmina máxima, HidroBacia, comparando-o com a estimativa de escoamento superficial obtida pelo método Racional. Realizou-se também a estimativa de lâmina máxima escoada pelos métodos Números da Curva e Balanço de Água na Superfície do Solo comparando-os com o modelo computacional HidroBacia. Os métodos mais complexos apresentaram menores valores de vazão máxima e de lâmina de escoamento superficial e para a redução do escoamento superficial na microbacia estudada, é necessário aumentar as abstrações iniciais com o emprego de culturas que promovam maior interceptação da água precipitada.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ivo Augusto Lopes Magalhães, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Engenheiro Ambiental, mestrando em Sensoriamento Remoto e manejo de bacias hidrográfivas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Benvindo Sirtoli Gardiman Junior, Universidade Federal do Espírito Sant0-UFES

Engenheiro ambiental, Mestrando em Ciências Florestais-UFES

Carlos Antonio Araújo Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

Biólogo, Mestrando em Ciências Florestais-UFES

Published

23-02-2012

How to Cite

LOPES MAGALHÃES, I. A.; GARDIMAN JUNIOR, B. S.; ARAÚJO FREITAS, C. A. COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL E DE VAZÃO MÁXIMA NA BACIA DE RIO NOVO DO SUL, REGIÃO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO BRASIL. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 263–273, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/729. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES