ESTUDO DE RÓTULOS DE LEITE FERMENTADO COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO JOÃO PESSOA – PB

Authors

  • Rita Vieira Garcia IFET - Baiano
  • Larissa Raphaela Gonçalves de Farias UFPB
  • Ana Raquel do Carmo Lima UFPB

Abstract

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi verificar a adequação das informações impressas nos rótulos dos leites fermentados semelhantes ao produto “yakult” com a legislação brasileira. O estudo foi realizado durante os meses de maio e junho de 2010, utilizando produtos comercializados no mercado varejista do município de João Pessoa-PB. Realizou-se primeiramente um levantamento das marcas de leites fermentados em cinco redes de supermercados; em seguida, houve a seleção das amostras a serem estudadas e, por último, a avaliação dos rótulos quanto às conformidades com a legislação. No mercado foram encontradas oito marcas, todas com registro no Serviço de Inspeção Federal, declaração do microrganismo presente e de sabor tradicional. Todas as marcas estavam em conformidade com a legislação quanto à declaração do valor energético e dos nutrientes; além de informação complementar facultativa. Alguns produtos não continha instrução de como deve ser consumido, apesar de ser um item obrigatório. Os produtos encontravam-se de acordo com a legislação; no entanto, seria mais adequado que informações como valor diário recomendado, nutrientes, ingredientes, data de fabricação e validade, recebessem maior destaque.

Palavras-chave: rotulagem, informação nutricional, legislação, produtos lácteos

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita Vieira Garcia, IFET - Baiano

doutoranda em ciência e tecnologia de alimentos na UFPB, desenvolvendo trabalho na área de laticinio e professora  da disciplina agroindústria no IFBaiano.

Larissa Raphaela Gonçalves de Farias, UFPB

Eng. de alimentos, mestranda em ciência e tecnologia de alimentos pela UFPB. trabalhos desenvolvidos na área de laticinio e panificação.

Ana Raquel do Carmo Lima, UFPB

Eng. de alimentos, mestranda em ciência e tecnologia de alimentos, monitora da universidade aberta.

Published

06-04-2012

How to Cite

GARCIA, R. V.; DE FARIAS, L. R. G.; LIMA, A. R. do C. ESTUDO DE RÓTULOS DE LEITE FERMENTADO COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO JOÃO PESSOA – PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 15–18, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/744. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note