ANÁLISE DOS SISTEMAS AGRÁRIOS DE TRÊS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBO NO VALE DO MUCURI, MINAS GERAIS

Authors

  • Daniel Ferreira Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Fabio Luiz Oliveira UFES
  • Eva Aparecida Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Abstract

O presente artigo se propõe a realizar uma análise sistêmica da dinâmica produtiva de três comunidades remanescentes de quilombos na região sudeste do município de Teófilo Otoni, no Estado de Minas Gerais, por meio da utilização da metodologia de Diagnóstico dos Sistemas Agrários (DAS) junto às comunidades: Córrego Novo, Cama Alta e São Julião, situadas respectivamente a 40, 45 e 83 quilômetros da sede municipal. Para tanto, delimitamos o referencial teórico a conceitualização da Agricultura Familiar a fim de destacar desta categorização a perspectiva de ação das comunidades agrícolas remanescentes de quilombos, a partir do qual destacamos a importância do Estado no processo de fomento à produção agrícola e promoção socioambiental do campo brasileiro, em seguida definimos os parâmetros teóricos da análise sistêmica na qual o presente trabalho foi alicerçado. Por fim, concluímos que existe a necessidade de implantar estratégias de desenvolvimento rural sustentável que levem em consideração a geração de renda e respeito ao meio ambiente sob três aspectos: a diversificação produtiva, segurança alimentar da família e a produção de artesanatos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Ferreira Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

M.Sc em Extensão Rural, Prof. do Deptº Agronomia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Campus JK

Fabio Luiz Oliveira, UFES

Departamento de Produção Vegetal, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Espírito Santo

Eva Aparecida Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Campus do Mucuri

Published

17-03-2011

How to Cite

SILVA, D. F.; OLIVEIRA, F. L.; SILVA, E. A. ANÁLISE DOS SISTEMAS AGRÁRIOS DE TRÊS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBO NO VALE DO MUCURI, MINAS GERAIS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 25–32, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/786. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note