ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR

Authors

  • Iere Caindre Andrade Brito UFCG
  • Diércules Rodrigues dos Santos

Abstract

O sucesso da implantação de sistemas agrosilvipastoris depende, dentre outros fatores, de estudos que avaliem o efeito alelopático entre as espécies. O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito alelopático de extratos de ramos de jurema-preta (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) e marmeleiro (Croton sonderianus Mull. Arg.) na germinação e vigor de feijão macacar. Foram utilizados extratos aquosos destas duas espécies isoladamente e juntos (1:1) nas concentrações de 0, 25, 50, 75 e 100% a partir do extrato bruto em laboratório e viveiro telado. No ensaio o delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 5 x 3 (concentração e fontes dos extratos), em quatro repetições. Em laboratório a germinação do feijão foi mais reduzida quando se utilizou os extratos misturados, entretanto as características que determinavam o vigor das plântulas foram mais afetados pelos extratos usados isoladamente. Em viveiro o uso dos três extratos não apresentou diferenças entre si quanto à germinação final, não obstante houve influencia no vigor das plântulas. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Iere Caindre Andrade Brito, UFCG

Engenheiro Agrônomo pela UFPB, Mestre em Zootecnia, Area de Concentração em Sistemas Agrosilvipastoris no Semiárido pela UFCG.

Published

06-04-2012

How to Cite

ANDRADE BRITO, I. C.; SANTOS, D. R. dos. ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 129–140, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/797. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES