ÍNDICE DE VELOCIDADE DE EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Caesalpinia ferrea Mart. ex Tul. SUBMETIDO A DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS

Authors

  • José Rivanildo de Souza Pinto
  • Maiele Leandro Silva UFERSA
  • Jeferson Luiz Dallabona Dombroski UFERSA
  • Íris Helena Marinho Costa
  • Raul Martins de Farias

Abstract

Devido à grande importância da Caesalpinia ferrea Mart. ex Tul., conhecida vulgarmente como jucá ou pau-ferro, na construção civil, alimentação animal, paisagismo, recuperação de áreas degradadas e medicina popular. Com o objetivo de avaliar a emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de jucá testadas em diferentes tipos de substratos. Os estudos foram realizados em casa de vegetação da Biofábrica, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em blocos casualizados com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos estudados foram: arisco (T1), fibra de coco (T2), arisco + fibra de coco na proporção 1:1 (T3), composto orgânico (T4), arisco + composto orgânico na proporção 1:1 (T5), arisco + fibra + composto orgânico na proporção 1:1:1 (T6). Foram avaliadas as seguintes características: porcentagem de germinação (%G), índice de velocidade de emergência (IVE), comprimento da parte aérea (CPA), comprimento da raiz (CR), peso seco da parte aérea (PPA) e peso seco da raiz (PR). Houve diferença significativa para o IVE e massa da matéria seca total. A fibra de coco influenciou positivamente o Índice de Velocidade de Emergência e a produção de massa da matéria seca total.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

06-10-2011

How to Cite

SOUZA PINTO, J. R. de; SILVA, M. L.; DALLABONA DOMBROSKI, J. L.; MARINHO COSTA, Íris H.; MARTINS DE FARIAS, R. ÍNDICE DE VELOCIDADE DE EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Caesalpinia ferrea Mart. ex Tul. SUBMETIDO A DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 174–179, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/798. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)