DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL, SUCESSÃO E DISPERSÃO DO COMPONENTE ARBÓREO EM REMANESCENTE DE FLORESTA ATLÂNTICA, IGARASSU, PERNAMBUCO

Authors

  • Carlos Frederico Lins Silva Brandão UFRPE
  • Francisco Tarcísio Alves Junior UFRPE
  • Mayara Dalla Lana UFRPE
  • Luiz Carlos Marangon UFRPE
  • Ana Lícia Patriota Feliciano

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo verificar o padrão de distribuição espacial, classificação sucessional e a síndrome de dispersão das espécies arbóreas em ambientes distintos, localizados em um fragmento de floresta atlântica em Igarassu – Pernambuco. O fragmento possui uma área de 48,84 ha, o primeiro ambiente (A) possui uma área de 21,8 ha, com forma estreita e alongada e o segundo (B) possui 27,04 ha de área, com forma mais circular. Foram instaladas 40 parcelas permanentes de 10 X 25 m (1 ha), com vinte parcelas distribuídas em cada ambiente. Nas parcelas, foi medido todos os indivíduos arbóreos com CAP (circunferência a altura do peito) ≥ 10 cm, assim como a altura. O levantamento encontrou 99 espécies, distribuídas em 42 famílias, presentes em 1793 indivíduos. As famílias Myrtaceae e Mimosaceae contribuíram em maior número de espécies. A classificação sucessional apresentou um maior número de espécies em inicio de sucessão (pioneira + secundária inicial), juntamente com a análise da distribuição espacial e os tipos de dispersão do componente arbóreo, pode-se afirmar que o fragmento estudado se apresenta em estágio inicial de sucessão com cerca de 70% de suas espécies sendo dispersa por animais. Pela comparação realizada nos dois ambientes, tanto a classificação sucessional, quanto a distribuição espacial e o tipo de dispersão das espécies mostrou que ambos os ambientes não apresentaram mudanças em relação ao fragmento em geral e que a forma de cada ambiente não influenciou diferenças florísticas entre si.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-10-2011

How to Cite

BRANDÃO, C. F. L. S.; ALVES JUNIOR, F. T.; DALLA LANA, M.; MARANGON, L. C.; FELICIANO, A. L. P. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL, SUCESSÃO E DISPERSÃO DO COMPONENTE ARBÓREO EM REMANESCENTE DE FLORESTA ATLÂNTICA, IGARASSU, PERNAMBUCO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 218–229, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/829. Acesso em: 29 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)