A SALINIDADE E SEUS REFLEXOS NO CRESCIMENTO E ACÚMULO DE SOLUTOS ORGÂNICOS EM PLANTAS DE CRAIBEIRA (Tabebuia aurea (Manso) Benth & Hook)

Authors

  • Artur Vieira Gomes Ufcg
  • Antonio Lucineudo de Oliveira Freire
  • Maria Holanda Leite

Abstract

A salinidade é um problema que tem aumentado anualmente e, dentre as alternativas viáveis para a reintegração das áreas salinizadas ao sistema produtivo está o cultivo de espécies arbóreas. No entanto, para que se obtenha sucesso, é necessário que se conheçam os seus efeitos na espécie a ser utilizada. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento, a distribuição de massa seca das plantas e o acúmulo de solutos orgânicos em plantas de craibeira mantidas sob salinidade, em solução nutritiva. O experimento foi conduzido em ambiente telado no Viveiro Florestal da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal (UAEF/CSTR/UFCG), Patos-PB, em vasos de ‘Leonard’. Os tratamentos de salinidade (0, 50, 100, 200 e 400 mM NaCl) foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com seis repetições. A salinidade reduziu significativamente todos os parâmetros de crescimento avaliados. As concentrações de açúcares solúveis totais e de aminoácidos totais aumentaram com a elevação na dose de NaCl, principalmente nas folhas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

03-03-2011

How to Cite

GOMES, A. V.; FREIRE, A. L. de O.; LEITE, M. H. A SALINIDADE E SEUS REFLEXOS NO CRESCIMENTO E ACÚMULO DE SOLUTOS ORGÂNICOS EM PLANTAS DE CRAIBEIRA (Tabebuia aurea (Manso) Benth & Hook). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 206–212, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/842. Acesso em: 20 apr. 2024.