PLANEJAMENTO DE UM PROGRAMA DE MANEJO DE ADUBAÇÃO PARA CULTURA DA MANGUEIRA NA REGIÃO DE MOSSORÓ - RN

Authors

  • José Aluisio de Araújo Paula
  • Vander Mendonça
  • Roseano Medeiros da Silva UFERSA
  • Eudes de Almeida Cardoso
  • José Francismar de Medeiros

Abstract

O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência no uso de metodologia adotada para o planejamento da adubação com NPK em um programa de manejo para a cultura da mangueira cv. ‘Tommy Atkins’ na região de Mossoró - RN. O planejamento foi elaborado e calculado em ambiente Windows, usando a planilha eletrônica Excel para realizar os cálculos. Para a programação de manejo utilizou-se uréia, superfosfato simples e cloreto de potássio como fonte de adubos para suprir as necessidades nutricionais de nitrogênio, fósforo e potássio respectivamente, tomando-se por base o teor do nutriente da fórmula comercial indicado pelo fabricante. A área para validação do estudo constou de um pomar de 1 ha, localizado na fazenda Paulicéia, município de Mossoró - RN. A estatística-teste revelou não-significância entre os valores estudados e os dimensionados para a área em estudo com o cultivo da mangueira. Pode-se concluir que o programa de manejo da adubação desenvolvido para o cultivo da mangueira cv. ‘Tommy Atkins’ para a região de Mossoró é uma ótima ferramenta no auxílio do manejo da cultura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Roseano Medeiros da Silva, UFERSA

Possui Graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido - UFERSA (2010). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Adubação, Manejo e Tratos culturais em Fruticultura Tropical. Atualmente e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Fitotecnia da UFERSA.

Published

10-11-2011

How to Cite

PAULA, J. A. de A.; MENDONÇA, V.; SILVA, R. M. da; CARDOSO, E. de A.; MEDEIROS, J. F. de. PLANEJAMENTO DE UM PROGRAMA DE MANEJO DE ADUBAÇÃO PARA CULTURA DA MANGUEIRA NA REGIÃO DE MOSSORÓ - RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 01–06, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/850. Acesso em: 20 jun. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 > >>