MONITORAMENTO DOS TEORES TOTAIS E DISPONÍVEIS DE METAIS PESADOS NO LIXÃO DO MUNICÍPIO DE APODI-RN

Authors

  • Jorge Luis de Oliveira Pinto Filho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/FACEM
  • Maria Juliana Jamille Barra de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/FACEM
  • Edna Guilherme dos Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/FACEM
  • Dweynny Rodrigues Filgueira Gê Universidade Potiguar – UnP
  • Paulo Cezar Filho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/FACEM

Abstract

Este trabalho teve como principal objetivo avaliar os teores disponíveis e totais de Cd, Cr, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb e Zn  no solo do lixão do município de Apodi-RN. Como procedimento metodológico, foi realizado em um primeiro momento, uma visita na área de deposição de lixo a céu aberto (lixão), da referida cidade, para observar in loco as condições socioambientais e relacioná-las aos impactos causados pela deposição inadequada do lixo. Em seguida avaliou-se os teores totais e disponíveis de Cd, Cr, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb e Zn  no solo do lixão do município de Apodi-RN, por meio do extrator Mehlich-1 e o do método USEPA 3050B, da Agência Ambiental dos EUA, respectivamente. Os teores disponíveis dos metais pesados tiveram suas concentrações semelhantes da faixa normal apontada pela literatura. Para os teores totais Cd, Cr e Ni no solo constatou-se que foram menores que os Valores de Referências estabelecidos pela CETESB. Entretanto, para os teores totais de Cu e Zn observa-se que estão no Limite de Prevenção dessa normativa. Já os Teores de Pb estiveram acima do Limite de Intervenção Residencial previsto pela CETESB. Para os teores de Fe e Mn não foi possível realizar comparações, já que a referida norma não estabelece valores para esses elementos. Para tanto, a área de estudo apresenta alguns pontos com teores de metais pesados principalmente o chumbo acima do estabelecido por algumas agências de proteção ambiental. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jorge Luis de Oliveira Pinto Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/FACEM

Técnico em Saneamento pelo CEFET-RN (2005-2007); Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2003-2007) e Meste em Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2008). Tem experiência em pesquisa acadêmicas em Gestão Ambiental e Impactos Ambientais no Solo. Atuação profissional na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em obras de sistemas de esgotamento sanitário; Elaboração de Projetos Ambientais e Implantação de Sistema de Gestão Ambiental - SGA.

Maria Juliana Jamille Barra de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/FACEM

Estudante da especialização em Gestão Ambiental

Edna Guilherme dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/FACEM

Estudante do Bacharelado em Gestão Ambiental

Dweynny Rodrigues Filgueira Gê, Universidade Potiguar – UnP

Estudante da especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Paulo Cezar Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/FACEM

Bacharel em Gestão Ambiental

Published

06-04-2012

How to Cite

FILHO, J. L. de O. P.; SOUZA, M. J. J. B. de; SANTOS, E. G. dos; GÊ, D. R. F.; FILHO, P. C. MONITORAMENTO DOS TEORES TOTAIS E DISPONÍVEIS DE METAIS PESADOS NO LIXÃO DO MUNICÍPIO DE APODI-RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 141–147, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/859. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES