EFEITO DA RADIAÇÃO GAMA NA GERMINAÇÃO E NO INDICE MITÓTICO EM SEMENTES DE TOMATE-CEREJA Lycopersicon esculentum var. cerasiforme (Dunal) A. Gray.

Authors

  • Daiane Peixoto Vargas UFLA
  • Geovana Garcia Terra UFSC
  • Sérgio Alessandro Machado Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense/ UENF
  • Vanessa Cristina Stein Universidade Federal de Lavras
  • Vera Lúcia Bobrowski Universidade Federal de Pelotas

Abstract

O tomate-cereja é um dos tipos de tomate muito cultivado e consumido no Brasil. No melhoramento genético, o aumento de variabilidade por indução de mutações é uma das técnicas aplicadas na busca por características agronomicamente interessantes. Neste experimento objetivou-se avaliar os efeitos fisiológicos e citogenéticos de diferentes doses de radiação gama de Co-60 em sementes de tomate cereja. Para tanto, diferentes dosagens de radiação foram testadas (0; 0,1; 0,2; 0,3; 0,5; 0,8; 1,0 e 1,1 kGy) incubados em B.O.D as analisadas foram feitas conforme RAS (Regra de Análise de Sementes). Para determinação dos efeitos fisiológicos foram realizados os testes de germinação, comprimento da parte aérea, e plântulas normal e anormal e para determinação dos efeitos citogenéticos foi avaliado o índice mitótico de células meristemáticas radiculares de tomate cereja. As diferentes doses de radiação testadas não causaram efeitos deletérios ao poder germinativo das sementes de tomate nem induziram aparecimento de plântulas anormais de forma estatisticamente significativa (α = 0,05). Nas doses (0,1; 0,2; 0,3; 0,5; 0,8; 1,0 e 1,1 kGy) de radiação de gama não influenciam a germinação de sementes de tomate cereja e a formação de plântulas anormais. Na avaliação do índice de divisão celular as doses de 0,2 e 0,3 kGy induziram maior atividade mitótica enquanto que a dose de 1,1 kGy causou maior redução no índice mitótico entre as doses testadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daiane Peixoto Vargas, UFLA

*autor para correspondência Bióloga, Doutoranda em Fisiologia Vegetal, Laboratório de Cultura de Tecidos em Plantas, Departamento de Biologia- DBI, Universidade Federal de Lavras - UFLA– Cxa. Postal 37 - 37200000 - Lavras – MG – Bolsista CNPq.

Geovana Garcia Terra, UFSC

Bacharel em Química, Doutoranda em Química, Laboratório de Bioinorgânica e Cristalografia (LABINC), Departamento de Química/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Bolsista CNPq

Sérgio Alessandro Machado Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense/ UENF

Biólogo, Mestrando em Genética e Melhoramento, Setor de Citogenética Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal, Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, Universidade Estadual do Norte Fluminense/ UENF -

Vanessa Cristina Stein, Universidade Federal de Lavras

Bióloga, Doutoranda em Fisiologia Vegetal, Laboratório de Cultura de Tecidos em Plantas, Departamento de Biologia- DBI, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Vera Lúcia Bobrowski, Universidade Federal de Pelotas

Eng. Agra, Dra, Profra. Adjunta, Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética da Universidade Federal de Pelotas.

Published

13-06-2008

How to Cite

VARGAS, D. P.; TERRA, G. G.; SOUZA, S. A. M.; STEIN, V. C.; BOBROWSKI, V. L. EFEITO DA RADIAÇÃO GAMA NA GERMINAÇÃO E NO INDICE MITÓTICO EM SEMENTES DE TOMATE-CEREJA Lycopersicon esculentum var. cerasiforme (Dunal) A. Gray. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 44–49, 2008. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/93. Acesso em: 30 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)