AGRICULTURA ORGÂNICA: CARACTERIZAÇÃO DO SEU PRODUTOR NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB

Authors

  • Silvestre Fernández Vásquez UFPB
  • José Deomar de Souza Barros UFPB
  • Maria de Fátima Pereira da Silva UFCG

Abstract

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa do curso de pós-graduação em Agroecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o objetivo de caracterizar o perfil dos produtores da agricultura orgânica no município de Cajazeiras – PB. A referida pesquisa foi realizada no período de 03 de março a 30 de abril de 2008, contendo uma amostra de 15 famílias produtoras, abrangendo um total de 87 pessoas. Foram realizadas visitas aos assentamentos rurais que possuem experiência com a produção orgânica, aplicando-se um questionário contendo questões abertas e fechadas, abordando as características sócio-econômicas e também procurando identificar os fatores que dificultam a produção e a comercialização dos produtos orgânicos, o grau de satisfação com esta produção, entre outras características. Os resultados obtidos indicam que a produção orgânica nos assentamentos pesquisados está baseada na produção familiar e em pequena escala. O principal ponto de venda desses produtos é a feira agroecológica. Os agricultores apresentam em sua maioria uma escolaridade baixa, estando preocupados com a saúde familiar e a preservação do meio ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silvestre Fernández Vásquez, UFPB

Agrônomo, MSc. e Dr. em Ciência Florestal; Especialista em Direito Ambiental. Professor Associado do Departamento de Agropecuária – DAP; Centro de Formação de Tecnólogos –CFT- Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

José Deomar de Souza Barros, UFPB

Licenciado em Ciências com Habilitação em Química; Centro de Formação de Professores –CFP- Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pós-graduando em Agroecologia por Tutoria a Distância; Centro de Formação de Tecnólogos –CFT- Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Maria de Fátima Pereira da Silva, UFCG

Aluna do curso de Letras; Centro de Formação de Professores –CFP- Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Published

27-06-2008

How to Cite

VÁSQUEZ, S. F.; BARROS, J. D. de S.; SILVA, M. de F. P. da. AGRICULTURA ORGÂNICA: CARACTERIZAÇÃO DO SEU PRODUTOR NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 87–97, 2008. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/99. Acesso em: 29 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)