Motivos do não uso do preservativo entre adolescentes de um município da tríplice fronteira

Autores

  • Samuel Andrade de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Cynthia Borges de Moura Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Milena Calgaro Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Samantha Larissa Torres Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

Objetivo: Realizar levantamento e análise dos motivos do não uso do preservativo entre adolescentes da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu, PR, tanto com adolescentes que ainda não iniciaram a prática sexual, quanto com aqueles que já são sexualmente ativos fazendo a comparação das respostas de ambos para nortear as atividades de educação sexual para as diferentes faixas etárias. Método: pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória, com base em cálculos de estatística descritiva (frequência e porcentagem). Participaram da pesquisa 137 adolescentes de três escolas estaduais do município de Foz do Iguaçu participantes de um Programa de Educação Sexual. A coleta de dados ocorreu através de um questionário semiestruturado durante as palestras de educação sexual. Resultados: entre os garotos, tantos os iniciados sexualmente quanto os que não iniciaram o motivo mais citado para o não uso do preservativo foi não tê-lo em mãos na “hora H”. Entre as garotas, houve algumas diferenças na primeira alternativa mais citada, sendo que entre as que já tiveram relação sexual a resposta mais citada foi que a camisinha diminui as sensações, já entre as que não iniciaram sua vida sexual a resposta mais citada foi de não ter o preservativo em mãos na hora H. Considerações finais: esta pesquisa mostrou que apesar da maioria dos adolescentes iniciados sexualmente relatarem que usam o preservativo, ainda há um grande número destes que se expõe a situações de risco devido ao não uso ou ao uso esporádico do preservativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Andrade de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Enfermagem (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu.

Enfermeiro Bolsista do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu.

Cynthia Borges de Moura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo; Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu, Paraná.

Milena Calgaro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Enfermagem (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Samantha Larissa Torres, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda em Enfermagem (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2015-03-03

Como Citar

Oliveira, S. A. de, Moura, C. B. de, Calgaro, M., & Torres, S. L. (2015). Motivos do não uso do preservativo entre adolescentes de um município da tríplice fronteira. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 100–108. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2581