Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará

Autores

  • Jessica N. Alves Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Resumo

Partindo da justificativa de que o trabalho voluntário desenvolvido pela Pastoral da Criança junto às comunidades populares possui grande relevância social, a presente pesquisa tem por objetivo principal analisar as práticas educativas desenvolvidas pelos líderes comunitários no processo de acompanhamento das crianças e famílias na vivencia das ações básicas propostas pela Pastoral da Criança: de saúde, nutrição, cidadania e educação. Além disso, buscou-se caracterizar essas ações e verificar como ocorre a formação dos respectivos indivíduos para o desenvolvimento dessas ações básicas. A pesquisa foi desenvolvida na abordagem qualitativa por meio de estudos bibliográficos, entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados revelam características próprias dos sujeitos pesquisados, as ações educativas que são vivenciadas na Pastoral da Criança e a forma como os lideres são preparados para assumirem o trabalho comunitário na Pastoral. Portanto esta pesquisa contribuiu para se visualizar a importância que a referida entidade tem para a sociedade, especificamente para a classe popular, por meio das ações sócio-educativas desenvolvidas via os Líderes comunitários.

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Biografia do Autor

Jessica N. Alves Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

EDUCAÇÃO E SAÚDE

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Publicado

2015-08-22

Como Citar

Soares, J. N. A. (2015). Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(2), 28–35. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2912

Edição

Seção

Artigos