Desempenho hidráulico de sistema de irrigação por gotejamento aplicando água residuária de suinocultura

Authors

  • Rafael Oliveira Batista Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rubens Alves Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Francisco Oliveira Mesquita Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Abstract

A realização deste trabalho objetivou analisar o desempenho hidráulico de sistema de irrigação por gotejamento aplicando água residuária de suinocultura tratada. Foi montada uma estrutura hidráulica de avaliação, constituída de três tipos de gotejadores (G1, G2 e G3). Manteve-se a pressão de serviço no início das linhas laterais em 105 kPa, e quantificaram-se a intervalos de 20 h, as vazões dos gotejadores, até a obtenção de um tempo total de 160 h de operação do sistema. O nível de entupimento dos gotejadores foi obtido por meio do coeficiente de variação de vazão (CVQ). Com a aplicação da água residuária da suinocultura houve aumento do CVQ, ao longo do tempo de funcionamento, somente na subunidade com gotejador G2. Os gotejadores de maior vazão e menor comprimento de labirinto são menos suscetíveis ao entupimento. A formação de biofilme foi resultante da interação entre sólidos suspensos, enxofre e bactérias, consistindo no principal fator de entupimento parcial e total dos gotejadores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Oliveira Batista, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Eng. Agr. D. Sc., Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Caixa Postal 137, 59625-900. Mossoró-RN.

Rubens Alves Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG. Av. P.H. Rolfs, s/ nº, Campus Universitário - CEP 36.570-000 - Viçosa – MG.

Francisco Oliveira Mesquita, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Manejo de solo e Água, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Av. Francisco Mota, 572, Mossoró-RN.

Published

18-11-2012

How to Cite

BATISTA, R. O.; OLIVEIRA, R. A.; MESQUITA, F. O. Desempenho hidráulico de sistema de irrigação por gotejamento aplicando água residuária de suinocultura. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 26–32, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1389. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)