Relato sobre o perfil de mulheres atendidas pelo projeto de extensão “Abelha Operária Empoderada”

Autores

  • Kaísa Iana Aires de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Wesley Breno de Freitas Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Francisco Vieira Sales Junior Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Antonia Francimar da Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Leonardo Emmanuel Fernandes de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Luciene Xavier de Mesquita-Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Empoderamento, Artesão, Mulher, Alto oeste Potiguar

Resumo

Para pessoas que apresentam vulnerabilidade social, uma das formas de garantir uma fonte de renda extra é através de atividades artesanais. O artesão é aquele profissional que possui a sensibilidade no olhar de transformar um simples objeto em uma obra de arte, através da produção manual. O projeto Abelha Operária Empoderada, realizado na mesorregião de Pau dos Ferros no Alto Oeste Potiguar, tem como intuito estimular o empoderamento feminino no âmbito do trabalho, qualificando mulheres de baixa renda da região para a produção de produtos artesanais de base apícola. Neste trabalho, objetivou-se verificar o perfil sócio-econômico das mulheres atendidas pelo referido projeto, sendo para isso aplicado um questionário semiestruturado com os seguintes pontos norteadores: a região que mora; a disponibilidade para participar de todas as atividades previstas no projeto; a vulnerabilidade social e sua escolaridade. Com isto podemos concluir que se fazem necessárias mais políticas de capacitação de mulheres em atividades formativas, bem como ações de extensão por parte das instituições educativas, que servirão de base para sua formação pessoal e profissional, fortalecendo atividades tradicionais como a apicultura e desmitificando as atividades ditas masculinas.

Referências

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia E Estatística. . Microdados de pesquisa: sobre os padrões de vida. 2016. Disponível em: <https://downloads.ibge.gov.br/>. Acesso em: 20 set. 2017.

BRUSCHINI, C.; LOMBARDI, M. R.. A Bipolaridade do Trabalho Feminino No Brasil CONTEMPORÂNEO. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 1, n. 110, p.67-67, jul. 2000.

GUIMARÃES, J. R. S. (org.). Perfil do Trabalho Decente no Brasil: Um olhar sobre as Unidades da Federacão durante a segunda metade da década de 2000 . Brasília: OIT, 2012. 416p. Disponível em: http://www.oitb rasil.org.br/sites/ default/files/topic/ gender/pub/indicadorestdno vo_880.pdf . Acesso em 30/06/2016.

NERI, M. C.. Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (Comp.). Perfil Socioeconômico e Condições de Vida das Mulheres Trabalhadoras do Campo e da Floresta. Brasília: Ipea, 2012. 68 p. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/agencia/images/ stories/PDFs/relatoriopesquisa/121220_relatorio_perfil_socioeconomico.pdf>. Acesso em: 20 set. 2017.

OIT, Organização Internacional do Trabalho. Mulheres no trabalho: tendências 2016. Genebra: OIT, 2016. 13p. Disponível em: http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/publicdgreports/dcomm/publ/documents/ publication/ wcms_457096.pdf. Acesso em 30/06/2016.

SILVA, L. C. A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO. 2016. 50 f. TCC (Graduação) Curso de Administração, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras., Fundação Educacional de Ituverava, Ituverava, 2016.

SOUZA NETO, B. Genealogia e Especificidades acerca de um Tipo de Empreendedor Popular: o artesão brasileiro In: Encontro de Estudos Sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Anais... Londrina, v. 2, 2001.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Almeida, K. I. A. de, Silva, W. B. de F., Sales Junior, F. V., Silva, A. F. da, Carvalho, L. E. F. de, & Mesquita-Carvalho, L. X. de. (2017). Relato sobre o perfil de mulheres atendidas pelo projeto de extensão “Abelha Operária Empoderada”. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 7(2). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/5510