QUALIFICAÇÃO DO TEOR DE ETANOL PRESENTE NA GASOLINA COMERCIALIZADA NA CIDADE DE POÇO DE JOSÉ DE MOURA- PB.

Autores

  • Andreina Nágela Soares Mendes Universidade Federal de Campina Grande
  • Eduarda Kalenny Vieira de Almeida Estrela
  • Rebeca da Silva Lemos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo de analisar o teor de etanol presente em amostras de gasolinas de postos de abastecimento localizados nas cidades de Poço de José de Moura e de São João do Rio do Peixe – PB, onde utilizamos uma análise comparativa. Essa análise nos permite relacionar as propriedades da física e química com a identificação e quantificação de substâncias, no mesmo verificou-se um aprimoramento dos conceitos de densidade, solubilidade e teor, que passaram a ser abordados a partir da estrutura das moléculas envolvidas. A partir do conhecimento das normas de segurança da ANP e da legislação vigente, a gasolina antes de ser comercializada no Brasil, adiciona álcool anidrido à gasolina, a uma mistura homogênea em uma proporção de no máximo 27% em volume. Os resultados óbitos através dessa análise apresentam teor de mistura gasolina/álcool entre 23,6 e 30%, estando uma das amostras fora da legislação descrita pela ANP, chegando a uma conclusão que dois entre os três postos de combustíveis estão comercializando gasolina com a especificação determinada pela legislação.

Biografia do Autor

Andreina Nágela Soares Mendes, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba. É especialista em Ensino de Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Empreendedora e Inovação e é Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal da Paraíba com ênfase em Química de Alimentos e seus aditivos.

Downloads

Publicado

2018-11-18

Como Citar

Mendes, A. N. S., Estrela, E. K. V. de A., & Lemos, R. da S. (2018). QUALIFICAÇÃO DO TEOR DE ETANOL PRESENTE NA GASOLINA COMERCIALIZADA NA CIDADE DE POÇO DE JOSÉ DE MOURA- PB. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6650. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6650

Edição

Seção

Encontro Regional de Química