O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO SISTEMA PRISIONAL

Autores

  • Eryca Vanessa Gonçalves Dantas Universidade Federal de Campina Grande
  • Franklin Herik Soares de Matos Lourenço
  • Luciano Lael de Moraes Sales

Resumo

O estudo é resultado das experiências pedagógica / metodológica vivenciadas com o Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos – EJA - prisional sobre plantas medicinais, tendo como objetivo contextualizar a temática das plantas medicinais nas aulas de biologia e química da EJA prisional de Cajazeiras – PB, perante relatos de uso de forma inadequada. O delineamento metodológico se deu no desenvolvimento e aplicação de questionários estruturados, palestra, vídeos e jogos. A pesquisa revelou que 22% dos alunos fazem uso de plantas medicinais todos os dias e de forma inadequada como mostra que 63% utilizam a forma de decocção para o preparo de chás, utilizando os mais variados tipos, sendo as mais citadas boldo, hortelã, camomila e erva-doce. Entretanto, deve ficar claro que a abordagem de temas transversais nas aulas de química e biologia é de grande relevância, visto que contribui para a formação cidadã.

Biografia do Autor

Eryca Vanessa Gonçalves Dantas, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba. É especialista em Ensino de Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Empreendedora e Inovação e é Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal da Paraíba com ênfase em Química de Alimentos e seus aditivos.

Downloads

Publicado

2018-11-18

Como Citar

Dantas, E. V. G., Lourenço, F. H. S. de M., & Sales, L. L. de M. (2018). O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO SISTEMA PRISIONAL. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6666. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6666

Edição

Seção

Encontro Regional de Química