CONHECENDO A TABELA PERIÓDICA: uma proposta lúdica na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

  • Felícia Maria Fernandes de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Glicicleide de Sousa Lima
  • Irineu Simão da Silva

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada. O ensino de Química em todos os níveis de ensino e em especial na Educação de Jovens e adultos (EJA) é considerado de difícil entendimento conforme pesquisas realizadas nos últimos anos, pelo fato desta ciência priorizar a memorização de cálculos, regras, fórmulas e conceitos. Para tanto, faz-se necessário que o professor utilize de novas metodologias para que o tema Tabela Periódica (TP) não seja fragmentado do contexto social do aluno, possibilitando assim desenvolver a inter-relação conteúdo cotidiano e proporcionando o pensamento crítico do aluno. Trata-se de uma pesquisa-ação, tendo como tema para intervenção pedagógica a temática Tabela Periódica. O trabalho apresenta resultados da utilização do lúdico na Educação de Jovens e Adultos através da construção da Tabela Periódica no ensino de Química pela turma da 1° série do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estevam Marinho. A aplicação da pesquisa possibilitou trabalhar os conteúdos de maneira lúdica, através da produção da Tabela Periódica, além de possibilitar para os discentes o reconhecimento das propriedades químicas dos elementos e facilitar a aprendizagem.

Biografia do Autor

Felícia Maria Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba. É especialista em Ensino de Química, Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Empreendedora e Inovação e é Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal da Paraíba com ênfase em Química de Alimentos e seus aditivos.

Downloads

Publicado

2018-11-18

Como Citar

Oliveira, F. M. F. de, Lima, G. de S., & Silva, I. S. da. (2018). CONHECENDO A TABELA PERIÓDICA: uma proposta lúdica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 8(2), e6668. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/6668

Edição

Seção

Encontro Regional de Química