AÇÃO EDUCATIVA SOBRE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Lima de Carvalho Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências Jurídicas e Socias Unidade Acadêmica de Direito
  • Camila Alves Lacerda
  • Josefa Gabriela Pereira da Silva
  • André Alexandre de Jesus Marques

Resumo

A experiência teve como finalidade a realização de uma aula sobre Educação no Trânsito para crianças do 4º ano do ensino fundamental da Escola Profissional Monte Carmelo na cidade de Cajazeiras – PB no âmbito da disciplina Psicologia do Trânsito, do curso de Psicologia da Faculdade Santa Maria - FSM. A proposta foi conscientizá-las da importância do respeito às normas do trânsito e da responsabilidade para a segurança individual e coletiva. A aula foi realizada no dia 11 de maio de 2018 no turno da manhã. Foi abordado com as crianças quais os conhecimentos prévios a respeito do trânsito, depois em forma do teatro intitulado “Ensinando a Gabizinha”, foi ensinado o significado de várias placas de sinalização de trânsito. Em continuidade, a música “Farolzinho” foi apresentada às crianças e cantada durante a simulação de como atravessar uma faixa de pedestre. Para encerrar, os alunos responderam duas atividades sobre o tema trabalhado na aula, com o objetivo de avaliar a compreensão do conteúdo e possibilitar uma melhor fixação das informações. Por meio da prática realizada com os alunos foi percebido que as crianças possuíam considerável conhecimento sobre placas de sinais de trânsito, sobre segurança no trânsito, como evitar acidentes e a violência entre pedestres e condutores. Eles participaram ativamente de todas as atividades propostas, responderam espontaneamente aos questionamentos feitos, demonstraram entusiasmo e interesse pelo assunto abordado. A educação das crianças para o trânsito deve acontecer trazendo a realidade do trânsito para perto delas, trabalhando de maneira lúdica, proporcionando a consciência do respeito pelas regras de trânsito, compreendendo o valor das normas sociais quanto a segurança individual e a coletiva. O trânsito pode parecer algo distante para a maioria das crianças, mas conscientizá-las sobre esse assunto, desde cedo, é uma questão de segurança e cidadania.

Biografia do Autor

Maria Lima de Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências Jurídicas e Socias Unidade Acadêmica de Direito


Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Professor de Geografia do Pré-Vestibular Solidário, Aluno PIBIC do projeto de pesquisa Análise da Evolução do Índice de Desenvolvimento Humano de Sousa-PB, Monitor de Introdução ao Estudo do Direito II na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019). Membro de corpos editoriais da Editora Verde (Grupo Verde de Agroecologia e Abelha - GVAA), nas revistas: Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. É membro dos Grupos de Pesquisa: Abelhas no Semiárido, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, Proteção de Plantas na Agricultura Sustentável. Atuou como: Extensionista e Pesquisador do projeto de extensão Pré-Vestibular Solidário(2018), Monitor de Introdução ao Estudo do Direito I na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019).

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Publicado

2020-02-19

Como Citar

Carvalho, M. L. de, Lacerda, C. A., Silva, J. G. P. da, & Marques, A. A. de J. (2020). AÇÃO EDUCATIVA SOBRE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7685