A ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Cynthia Gomes Cabral Souza

Resumo

Sabe-se que a escola contemporânea foi planejada para atender um determinado perfil de aluno, entretanto, atualmente, há estudantes bastante diversificados. Tal demanda exige da escola uma reformulação e inovação em todo o seu sistema, com estratégias de ensino que possibilitem atender a todos os indivíduos. A educação inclusiva traz consigo uma mudança dos valores da educação tradicional, implicando no desenvolver de novas políticas e reestruturação da educação.

A Constituição Federal garante que a educação é uma garantia a todos os cidadãos. Democratizá-la é assegurar a implementação de políticas educacionais que assegurem a transversalidade da educação especial, a inclusão implica em funcionalidade escolar por parte dos gestores e a capacitação docente.

Sendo assim, a intervenção realizada por um profissional da Fonoaudiologia, opera diretamente, no campo de ação, tanto do educador quanto do indivíduo, educando, que precisa de um apoio especial tendo em vista sua deficiente visual ou aprendizagem desse sujeito que apresente problemas de aprendizagem e evidentemente precisa ser incluso nas ações coletivas para que a educação aconteça de forma concisa.

Entende-se que na intervenção, o procedimento que se adote para tal, interfira no processo, com o objetivo de compreendê-lo, explicitá-lo ou corrigi-lo. É preciso introduzir novos elementos para que o sujeito, pense, elabore de uma forma diferenciada, quebrando padrões antecedentes de relacionamento com o mundo das pessoas, das ideias.

Downloads

Publicado

2020-02-19

Como Citar

Souza, C. G. C. . (2020). A ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(3). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7698