Avaliação microbiológica do queijo coalho comercializada na feira livre do município de Solânea – PB

Autores

  • Francilayne R. BARBOSA
  • Gizelda S. FABRÍCIO
  • Anderson V. V. OLIVEIRA
  • Wagner J. F. NUNES
  • Lindemberg A. LEITE

Resumo

O queijo coalho é um produto fabricado do leite através da fermentação láctica, esse produto é tradicional do nordeste brasileiro. O queijo coalho é de grande aceitação comercial e de grande importância na economia nordestina, sendo fonte de renda para os produtores de leite, principalmente para os pequenos produtores que residem em áreas rurais. A composição nutricional do queijo faz com que ele seja susceptível a contaminação por microrganismos, sendo que os microrganismos mais encontrados nesse alimento são os dos grupos dos coliformes, Staphylococcus aureus e bactérias aeróbias mesófilas. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a qualidade microbiológica do queijo comercializado na feira livre do município de Solânea-PB, quanto à presença de Coliformes, microrganismos aeróbios mesófilos e Staphylococcus aureus.  As amostras foram coletadas em três pontos distintos da feira livre de Solânea-PB, nos meses de maio e junho de 2010, para posteriormente serem avaliados quanto a qualidade microbiológica no laboratório de controle de qualidade de alimentos (LCQA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) Bananeiras-PB. Através das análises microbiológicas observou-se que o produto apresentou alta contaminação por microrganismos aeróbios mesófilos, Staphylococcus aureus e quanto à presença de coliformes a 35 e 45ºC. Os resultados mostraram que os queijos estavam impróprios para o consumo humano, devido ao número elevado de microrganismos encontrados, segundo a resolução RDC nº 12/2001, no que diz respeito ao número mais provável de coliformes a 35º C e coliformes termotolerantes, sendo de > 2,4 x 103 NMP/g e 1,3 x 106 UFC para S. aureus. Para bactérias aeróbias mesofilos não existem padrões exigidos pela Resolução RDC nº 12/2001. A contaminação pode ter ocorrido devido à falta de condições higiênicas em todas as etapas de produção e na comercialização desse produto ou pelo uso do leite “in natura” não pasteurizado, na contaminação do queijo após comercialização.

Biografia do Autor

Francilayne R. BARBOSA

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Agroindústria – UFPB – Universidade Federal da Paraíba – Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus de Bananeiras, 58220-000.

Downloads

Publicado

2011-12-02

Como Citar

BARBOSA, F. R., FABRÍCIO, G. S., OLIVEIRA, A. V. V., NUNES, W. J. F., & LEITE, L. A. (2011). Avaliação microbiológica do queijo coalho comercializada na feira livre do município de Solânea – PB. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 1(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/942