O meio ambiente na visão do pedagogo

Autores

  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Narcaangela Queiroga da Silva
  • Sayonara Abrantes de Oliveira
  • Diego Passos dos Santos
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Maria Carla de Alencar Alves
  • Lanilde de Araujo

Resumo

A Pedagogia do diálogo trouxe a educação, contribuições de um movimento esclarecedor e transformador no ambiente escolar, trazendo consigo a práxis (uma educação transformadora consciente). É preciso refletir sobre a urgência de criar-se nas escolas um ambiente que dê conta das transformações. Apostar na Pedagogia como Ciência da Educação significa pressupor a necessária intercomunicação entre pesquisa e transformação, teoria e prática Ciência e intencionalidade. A atualidade da Pedagogia educacional se depara com um dilema crucial que é o de como educar para uma sociedade futura, com o objetivo e meta principal de preparar o futuro adulto para pensar sistemático e ecologicamente. O ambiente escolar deve orientar sobre os contextos sociais despertando a sensibilidade da mudança, pois, é pela formação de uma sociedade crítica que se pode reconstruir uma educação transformadora, que, no entanto, forma docentes com âmbitos e novas competências para enfrentar grandes desafios na Educação viabilizando meios para preservação do Meio Ambiente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Cabral, S. A. A. de O., Silva, N. Q. da, Oliveira, S. A. de, Santos, D. P. dos, Alencar, M. C. B. de, Alves, M. C. de A., & Araujo, L. de. (2014). O meio ambiente na visão do pedagogo. Informativo Técnico Do Semiárido, 8(2), 126–133. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/3284

Edição

Seção

Revisão Bibliográfica