Primeiro registro do potencial produtivo de alfafal para produção de sementes no sertão paraibano - Brasil

Autores

Palavras-chave:

Medicago sativa, forrageira, semiárido, produção de sementes

Resumo

A alfafa (Medicago sativa) reune diversas características como alta produtividade, elevado teor proteico e de matéria seca, boa palatabilidade, alta digestibilidade, boa capacidade de fixação de nitrogênio atmosférico no solo e baixa sazonalidade na produção de forragem. A semeadura desta foi feita em linhas espaçadas de 1 m, com a cultivar Crioula doada pelo pesquisador Dr. Reinaldo de Paula Ferreira, em parceria entre a UFCG/Campus de Pombal e Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos – SP. foi utilizado cerca de 100 gramas de sementes puras e viáveis com (90% germinação), previamente inoculadas com Sinorhizobium meliloti e peletizadas. As unidades experimentais foram compostas de quatro fileiras de 6 m de comprimento, sendo quatro repetições (16 linhas), com um total de área útil de 96 m2. Será considerada como bordadura uma fileira de cada lado e 0,50 m de cada extremidade da parcela, com a área útil sendo constituída de duas fileiras de 5 m de comprimento. Os cortes serão feitos manualmente, a 10 cm de altura do solo, no período propício para produção de sementes. Foi comprovado que existe condições de serem realizadas duas colheitas por ano nesta área, sendo, portanto, o potencial de produção estimado para a região de cerca de 2.570 quilos de sementes puras por hectare ano no sertão paraibano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carla de Medeiros, GVAA - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas

Possui Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA/UNAVIDA, concluído em 2008; Curso de Especialização e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestrado em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluído em 2014, é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos pela UFCG- Campina Grande/PB. Atua como pesquisadora junto ao CCTA/UFCG/GVAA- Grupo Verde de Agroecologia e Abelha-Pombal-PB (sob orientação dos professores: Prof. D. Sc. Patrício Borges Maracajá e a Prof. D. Sc. Líbia de Sousa Conrado Oliveira). 

Downloads

Publicado

2020-05-17

Como Citar

Silva, R. A. da, Coelho, M. S., Oliveira, G. L. G. de, Brito, R. S. e, Ferreira, R. de P., Tupy, O. T., Brasilino, C. C. de O., Almeida, A. K. C. de, Rodrigues, V. da S., Linhares, R. S., Medeiros, A. C. de, Maracajá, P. B., Silva, F. A. da, & Silva, F. A. da. (2020). Primeiro registro do potencial produtivo de alfafal para produção de sementes no sertão paraibano - Brasil. Informativo Técnico Do Semiárido, 14(1), 08–13. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8083

Edição

Seção

Artigos