Sítios arqueológicos do município de Flores, Estado de Pernambuco

Autores

  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Almair de Albuquerque Fernandes UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Rafael Chateaubriand de Miranda UFCG
  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP
  • Vivian Patrícia Borba Borges Maracajá FACISA
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

O município de Flores, localizado na região do Pajeú, no Estado do Pernambuco, destaca-se entre os demais pela grande quantidade de sítios arqueológicos, contendo gravuras e pinturas, em conjunto ou separadamente. Nesses sítios é possível identificar diferentes tradições e a maior parte desse acervo arqueológico encontra em local de fácil acesso, exceto a Casa de Pedra, localizada no alto da Serra do Tamboril. As gravuras rupestres existentes no Riacho das Letras estão distribuídas em sete locais de coordenadas diferentes, enquanto os sítios arqueológicos Serra das Letras estão localizados em áreas peculiares, onde o ecossistema é bem caracterizado e estão inseridos num conjunto de quatro grandes abrigos de rochas de arenito. No Riacho da Velha, que é um pequeno curso d’água que deságua na margem esquerda do Rio Pajeú, existe um grande bloco de pedra, que se estende por aproximadamente 30 metros e é completamente banhado pelas águas do Pajeú, durante suas cheias. O quarto maior sítio arqueológico existente no município de Flores, Pernambuco, é o da Casa de Pedra, localizado na Serra do Tamboril, apresenta uma grande lapa, voltada para sudoeste, contendo, unicamente pinturas. Já em relação ao Sítio Arqueológico Lagoa do Pinheiro, este se encontra localizado num ponto dado pelas coordenadas 07º 59’ 28” s e 37º 47’ 00” W, a elevação de 584 metros. O acesso até o referido sítio é fácil, existindo estradas vicinais, ligando-o ao Distrito de Fátima. As pinturas rupestres existentes neste sítio arqueológico são quase todas em vermelho e mais raramente em preto ou amarelo, por vezes em branco. A Pedra dos Namorados é um sítio arqueológico onde são encontradas várias gravuras rupestres. Localiza-se dentro do leito do Rio Pajeú, cerca de 1 km da sede do município de Flores, nas coordenadas 07º 52’ 21” S e 37º 58’ 09” W. Dependendo das cheias registradas no Pajeú, as gravuras ali existentes são completamente cobertas. O sétimo mais importante sítio Sítio Arqueológico do município de Flores, encontra-se na localidade denominada Cafundó. E, embora esteja inserido numa bela paisagem, apresenta um pequeno número de pinturas, sobressaindo um conjunto de cinco mãos humanas, que se mantém mais preservadas e possuem contornos definidos. A qualidade das rochas suporte vem comprometendo de forma substancial os grafismos existentes no município de Flores. Associado a esse problema natural, existe a ação inconsciente do homem que promovendo pichações e transformando as gravuras rupestres em alvos para tiros, veem destruindo significativas páginas do passado, que poderiam servir para explicar como os primitivos caçadores coletores viveram naquela região.

 

Palavras-chave: Município de Flores, Pernambuco. Sítios Arqueológicos. Levantamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestrando em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Almair de Albuquerque Fernandes, UFCG

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Rafael Chateaubriand de Miranda, UFCG

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Vivian Patrícia Borba Borges Maracajá, FACISA

Patrício Borges Maracajá, UFCG

Downloads

Publicado

2014-02-19

Como Citar

Santos, J. O. dos, Fernandes, A. de A., Santos, R. M. de S., Miranda, R. C. de, Nóbrega, I. G. de M., Maracajá, V. P. B. B., & Maracajá, P. B. (2014). Sítios arqueológicos do município de Flores, Estado de Pernambuco. Informativo Técnico Do Semiárido, 6(1), 001–113. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/2545

Edição

Seção

Relatório Técnico