RIOS URBANOS: novos paradigmas à associação de valores culturais e ambientais

Autores

  • Cleuton de Sousa Silva Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
  • Danna Marissa Nascimento Lima
  • Michele do Nascimento Araújo

Resumo

- O rio é, sem dúvida, um elemento determinante na construção da paisagem urbana, condicionando sua estruturação e fomentando. Na historia, apresenta um papel importante, pois muitas das cidades surgiram e se desenvolveram às suas margens, porém com o tempo, passou a ser negado, marginalizado sem qualquer critério, escondendo e cancelando suas identidades, as memórias e os traços deixados pelo tempo passado e civilizações. Submetido as ações humanas, por ações que alomejavam dominá-lo, conte-lo e restrigi-lo, em espaços estreitos suprimindo-os da superfície urbana, tornando-os ilegíveis. Este artigo trata das relações entre o rio e a cidade, tendo em vista variáveis que enalteçam os rios como elemento propulsor e fomentador do desenvolvimento das urbes e culturas a elas incorporadas, privilegiando o desafio de associar o reconhecimento de identidades plurais à preservação e reconhecimento desse patrimônio de cultura e meio ambiente. Para tanto, é preciso destacar as relações entre a história, a natureza dos rios e a cultura do homem. Neste sentido o trabalho busca analisar como se desenvolve esse panorama em dias atuais, e suas relações no cenário social da vida nas cidades como instrumentos de construção de valores culturais e ambientais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleuton de Sousa Silva, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981) e Doutorado em Agronomia pela Universidade de Córdoba (UCO) - Córdoba Espanha (1995) convalidado pela USP/ESALQ como Doutor em Ciencias : Entomologia e Estágio de Pós Doutorado em Plantas Toxicas para abelhas (Apicultura) na UNESP/CEIS - Rio Claro - SP. em 2005-2006 e possui a segunda Graduação em Licenciatura em Teologia pelo CENPRAC da Diocese de Santa Luzias em Mossoró - RN (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - PB - BRASIL.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

Silva, C. de S., Lima, D. M. N., & Araújo, M. do N. (2020). RIOS URBANOS: novos paradigmas à associação de valores culturais e ambientais. Informativo Técnico Do Semiárido, 13(1), 46–53. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8232

Edição

Seção

Artigos