ARQUITETURA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA TERMORREGULAÇÃO ANIMAL

Autores

  • Cleuton de Sousa Silva Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
  • José Valdevan de Sousa Silva
  • Augusto Sérgio Sampaio
  • Hugo Leonardo Sampaio Lopes

Resumo

O entendimento da vida se manifesta através de adaptações, da capacidade fisiológica desenvolvida pelos seres vivos de se inserirem em um determinado local. Com condicionantes atreladas a uma gama de variáveis, das quais, somo submetidos ou nos submetemos, situações que ora podem facilitar, ora podem dificultar esse processo. Essas condicionantes respondem diretamente aos meios de desenvolvimento e produção, de características individuais ou coletivas a grupos de indivíduos que compartilham o mesmo habitat. Esse entendimento de bem-estar animal pelo homem, ao longo dos séculos, possibilitou o surgimento de meios de produção, bem como o desenvolvimento de ferramentas que os auxiliassem nesse processo. A arquitetura em seu amago tem a finalidade de ser uma escultura habitável, seja para o homem, ou para fins de produção e armazenamento, adaptada e desenvolvida a dada finalidade em que lhes é confiado atuar.  O metabolismo animal responde ao processo fisiológico do animal e aos fatores ambientais, a arquitetura imprime um papel intermediador nesse processo, possibilitando ao animal um ambiente termicamente confortável e acessível, auxiliando no controle da temperatura ambiental, promovendo uma significativa redução dos distúrbios de termorregulação e depressão metabólica causados pela variação de temperatura e condicionantes climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleuton de Sousa Silva, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981) e Doutorado em Agronomia pela Universidade de Córdoba (UCO) - Córdoba Espanha (1995) convalidado pela USP/ESALQ como Doutor em Ciencias : Entomologia e Estágio de Pós Doutorado em Plantas Toxicas para abelhas (Apicultura) na UNESP/CEIS - Rio Claro - SP. em 2005-2006 e possui a segunda Graduação em Licenciatura em Teologia pelo CENPRAC da Diocese de Santa Luzias em Mossoró - RN (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - PB - BRASIL.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

Silva, C. de S., Silva, J. V. de S., Sampaio, A. S., & Lopes, H. L. S. (2020). ARQUITETURA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA TERMORREGULAÇÃO ANIMAL. Informativo Técnico Do Semiárido, 13(1), 54–63. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8233

Edição

Seção

Artigos