Relatório Técnico Sucinto para as Atividades Florestais – RAF

Autores/as

  • Neurivan Vicente da Silva
  • Anna Catarina Costa de Paiva
  • Aline Carla de Medeiros
  • Altevist Paula de Medeiros
  • Patricio Borges Maracaja Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba http://orcid.org/0000-0003-4812-0389
  • Osvaldo Soares da Silva
  • Hugo Leonardo Sampaio Lopes
  • Djair Eduardo de Azevedo
  • Alexander Leonardo Costa de Assis

Resumen

A supressão vegetal, destocamento e limpeza do terreno consistem no corte e remoção de toda vegetação (árvores, arbustos, coqueiros) de qualquer densidade ou tipo. Estes procedimentos é baseado num conjunto de operações realizado por pessoal qualificado mecanizado ou semimecanizado nas áreas de implantação das obras, inclusive para o setor imobiliário (loteamento). As operações de escavação e remoção total de tocos e raízes, da camada de solo orgânico, de entulho ou de qualquer outro material considerado prejudicial são realizadas na profundidade necessária até o nível do terreno considerado apto para terraplanagem. Todo trabalho desenvolvido é sempre de acordo com as normas dos órgãos ambientais municipais, estaduais e federal. Portanto, este material se trata de um RAF, ou seja, relatório técnico sucinto para as atividades florestais. A construção desse instrumento foi realizado pela empresa Masset Ambiental lograda no Município de Mossoró/RN, com a finalidade de adequação do empreendimento.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricio Borges Maracaja, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981) e Doutorado em Agronomia pela Universidade de Córdoba (UCO) - Córdoba Espanha (1995) convalidado pela USP/ESALQ como Doutor em Ciencias : Entomologia e Estágio de Pós Doutorado em Plantas Toxicas para abelhas (Apicultura) na UNESP/CEIS - Rio Claro - SP. em 2005-2006 e possui a segunda Graduação em Licenciatura em Teologia pelo CENPRAC da Diocese de Santa Luzias em Mossoró - RN (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - PB - BRASIL.

Publicado

2020-07-12

Cómo citar

Silva, N. V. da, Paiva, A. C. C. de, de Medeiros, A. C., Medeiros, A. P. de, Maracaja, P. B., Silva, O. S. da, … Assis, A. L. C. de. (2020). Relatório Técnico Sucinto para as Atividades Florestais – RAF. Informativo Técnico Do Semiárido, 11(1), 99–104. Recuperado a partir de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8276

Número

Sección

Artigos