Influência do marketing verde no processo de decisão de compra: Um estudo com consumidores da Natura Cosméticos

Autores

  • Cícero Romão Mota Monterio
  • Eunice Ferreira Carvalho
  • Decio Carvalho Lima Universidade Federal de campina Grande
  • Joacio de Oliveira Costa
  • Simone Costa Silva
  • Altevir Paula de Medeiros
  • Catarina Costa de Paiva

Resumo

As práticas de sustentabilidade e responsabilidade social estão se tornando cada vez mais debatidas como forma de solução para amenizar o desequilíbrio ambiental ocasionado, principalmente, pelas formas de consumo indevido, o processo de industrialização e as práticas de comércio predatório. Diante desses fatos, um grupo de consumidores mais preocupados com as questões ecossociais avaliam suas práticas de consumo e passam a comprar de organizações que também ofereçam produtos com características inofensivas ao meio ambiente. Neste contexto, esta pesquisa busca compreender a influência do marketing verde no processo de decisão de compra dos consumidores da marca Natura da cidade de Patos-PB. Trata-se de uma pesquisa básica, descritiva e de caráter quantitativo e qualitativo, com finalidades de descrever as características da população estudada. Após a análise dos dados foi constatado que os consumidores estudados não buscam informações sobre produtos verdes, como também não examinam sobre os danos que se pode causar ao meio ambiente. No entanto, estão dispostos a pagar mais caro por um produto que não agrida a natureza, demonstrando um tipo de consumidor com consciência ambiental ainda em desenvolvimento, mas aberto a experiências capazes de transformar sua postura diante das questões ambientais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Decio Carvalho Lima, Universidade Federal de campina Grande

Administrador formado pela UEPB com especialização em direito administrativo e gestão pública, técnico em informática, funcionário público.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

MOTA MONTERIO, C. R.; CARVALHO, E. F.; LIMA, D. C.; COSTA, J. de O.; SILVA, S. C.; MEDEIROS, A. P. de; PAIVA, C. C. de. Influência do marketing verde no processo de decisão de compra: Um estudo com consumidores da Natura Cosméticos. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 49–56, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4750. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)