Projeto de horta orgânica e suas conjunturas em CREE-MOS como promoção de interação familiar, escolar e social de crianças com necessidades especiais

Autores

  • Anna Catarina Costa de Paiva

Resumo

O crescimento no consumo de alimentos saudáveis (livres de agrotóxicos) se deve a relação direta que os mesmos têm com a obtenção de saúde. Com isto sua alta demanda no mercado eleva os custos e dificulta quantidade para aquisição. Diante desse embate instituições de ensino que almejam consumi-los procuram alternativas para produção orgânica em seu espaço físico com auxílio de técnicos e ONGs através de trabalho voluntário. Durante quatro anos o Centro Regional de Educação Especial de Mossoró (CREE – MOS) e o Grupo Verde de Agricultura Alternativa (GVAA) desenvolveram o Projeto de produção de alimentos orgânicos, junto aos alunos portadores de variadas necessidades especiais, com atividades focadas na agroecologia e no desenvolvimento sustentável. Onde, a máxima resposta das atividades é feita através das Manhãs Verdes. Cuja proposta dessas manhãs recreativas foi proporcionar a integração com a comunidade local e âmbito escolar, além de conferir melhorias às diversas atividades aos estudantes com necessidades educacionais especiais. No qual partimos da concepção de inteira participação ativa das crianças, desde práticas elaboradas na Sala Verde, Sala de aula comum e espaço livre da escola, mostrando práticas lúdicas e expressão artística provindas por elas e professores para os ouvintes presentes. Elevando a alto-estima e comunicação, sociabilizando e divulgando o projeto para a sociedade, isso com o auxílio da mídia local. Logo se objetivou produzir alimentos orgânicos saudáveis para o consumo dos alunos, aproveitamento da área física da instituição, interação familiar, escolar e social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-07-12

Como Citar

PAIVA, A. C. C. de. Projeto de horta orgânica e suas conjunturas em CREE-MOS como promoção de interação familiar, escolar e social de crianças com necessidades especiais. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 9, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4975. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)