Desenvolvimento urbano: Contribuição de casas ecológicas em bairro popular em João Pessoa/PB

Autores

  • Paulino José Dália Torres UNINASSAU - João Pessoa - PB
  • John Kennedy Ferreira UNINASSAU - João Pessoa - PB
  • Elaine Costa Almeida Barbosa UNINASSAU - João Pessoa - PB
  • Raissa Dália Paulino Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Construção sustentável. Engenharia Civil. Eco Desenvolvimento.

Resumo

o meio ambiente é essencial para a satisfação das necessidades humanas das gerações atuais e futuras. O termo sustentabilidade destaca-se atualmente por adquirir consensos, mas a sua prática ainda precisa ser incentivada. Apesar disso, o desenvolvimento sustentável tem tido avanços, tanto nas discussões teóricas quanto em diversas práticas. Com isso, este artigo apresenta como objetivo geral mostrar a contribuição da construção de casas ecológicas para o desenvolvimento urbano sustentável em bairro popular em João Pessoa – PB, por meio de pesquisa descritiva e exploratória. Observou-se que o Brasil, por meio de seu Governo, deveria incentivar as construções ecológicas, visto que seu território tem grande potencial e que construir uma casa sustentável, como a proposta neste artigo, é uma questão de responsabilidade social em um mundo que atravessa problemas ambientais graves e uma crise financeira acentuada. Pode-se presumir que a construção de uma casa popular ecológica trará benefícios à sociedade, visto que apresenta em média 25% de economia se comparada a uma construção convencional. Concluiu-se que a construção de casas ecológicas apresenta uma relação viável entre custo e benefício para as pessoas do local estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulino José Dália Torres, UNINASSAU - João Pessoa - PB

Graduando em Engenharia Civil - UNINASSAU.

John Kennedy Ferreira, UNINASSAU - João Pessoa - PB

Graduando em Engenharia Civil - UNINASSAU.

Elaine Costa Almeida Barbosa, UNINASSAU - João Pessoa - PB

Mestra em Educação e mestranda em Energias Renováveis. Formada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba, possui especialização em Docência do ensino Superior, tem formação técnica em Agroindústria pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros. Participou de vários projetos de pesquisa, especialmente nos laboratórios de Química, Microbiologia Geral, Microbiologia dos Alimentos, Microscopia e Geociências. Apoio administrativo a coordenação de Engenharia Ambiental. Coordenadora dos Laboratórios das Escolas das Engenharias. Professora da UNINASSAU.

Raissa Dália Paulino, Universidade Federal da Paraíba

Professora da UFPB-CCHSA do Curso de Administração (DCSA), com Doutorado em Gestão de Negócios, Mestrado em Organização e Recursos Humanos, Especialização em Estratégia Empresarial e Graduação em Administração.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

TORRES, P. J. D.; FERREIRA, J. K.; BARBOSA, E. C. A.; PAULINO, R. D. Desenvolvimento urbano: Contribuição de casas ecológicas em bairro popular em João Pessoa/PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 34–41, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5803. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS