Gestão de resíduos em oficinas mecânicas, um estudo de casos sobre descarte de óleo lubrificante no município de Belém-PA

Autores

  • Geovanna Carolina Santos dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Jarleson dos Santos Lima Universidade Federal do Pará
  • Filippe Vilhena dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Rodrigo Silvano Silva Rodrigues Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Logística reversa, Óleos lubrificantes, Sustentabilidade.

Resumo

As atividades realizadas por oficinas mecânicas quando não efetuadas de acordo com as legislações ambientais recomendadas estão sujeitas a ocasionar problemas ambientais. Esta pesquisa tem a finalidade de analisar a relação de quatro oficinas mecânicas de Belém/PA com a saúde ambiental na região, na qual foi efetuada a metodologia de aplicação de questionários acerca da estrutura dos estabelecimentos, uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários, produção, armazenamento e descarte de resíduos e efluentes. Os dados coletados foram trabalhados estatisticamente através do software Microsoft Excel, como apresentações dos resultados foram caracterizadas as oficinas mecânicas de acordo com as estatísticas apresentadas pelos estabelecimentos; notou-se um nível de conhecimento e cuidado socioambiental na oficina mais estruturada. A importância do acompanhamento pelos órgãos competentes dessas atividades, sendo as mesmas com grande potencial poluidor, faz-se essencial no contexto de valorização do meio ambiente; objetivando ter mais controle das práticas, conhecimentos dos riscos e precauções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovanna Carolina Santos dos Santos, Universidade Federal do Pará

Graduanda do curso da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará.

Jarleson dos Santos Lima, Universidade Federal do Pará

Graduando do curso da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará.

Filippe Vilhena dos Santos, Universidade Federal do Pará

Graduando do curso da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará.

Rodrigo Silvano Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Professor substituto do Instituto de Tecnologia da UFPA. Engenheiro Sanitarista e Ambiental graduado pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Engenharia Civil (PPGEC/UFPA), área de concentração Engenharia Hídrica, linha de pesquisa Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Técnico em Edificações. Atividades profissionais voltadas ao setor público e privado, na área de infraestrutura urbana, saneamento ambiental e consultoria em licenciamento ambiental. Diversas atividades acadêmicas: no Conselho da FAESA/UFPA, na Câmara de Ensino da FAESA/UFPA, no Centro Acadêmico e na Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará (ENGSAM/UFPA).

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

DOS SANTOS, G. C. S.; LIMA, J. dos S.; DOS SANTOS, F. V.; RODRIGUES, R. S. S. Gestão de resíduos em oficinas mecânicas, um estudo de casos sobre descarte de óleo lubrificante no município de Belém-PA. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 08–14, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5985. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ENGENHARIAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)