Mapeamento setorial com a utilização de índices de sustentabilidade no município de Juruá no Estado do Amazonas

Autores

  • Matheus Augusto Oliveira Mattos Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Lindemberg Lima Fernandes Universidade Federal do Pará.

Palavras-chave:

Índices de sustentabilidade. Evolução. Planejamento. Juruá.

Resumo

Estudos e alternativas na análise de índices de sustentabilidade são importantes para o controle e promoção da qualidade de vida de toda a população. Neste contexto, esse artigo teve como objetivo investigar a situação do município de Juruá-AM por meio de indicadores sociais, culturais, econômicos e ambientais. Foram utilizados quatro métodos de análise: índices sociais, culturais, econômicos e ambientais. Para tanto, foram empregados algumas informações por meio de dados secundários de órgãos governamentais, tais como: SNIS, IBGE e COSAMA. Os resultados indicaram que desde a fundação do município de Juruá ocorreram mudanças na estrutura municipal e no cotidiano dos moradores. Contudo, muito irrisórios em relação ao potencial que a região oferece para os seus habitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Augusto Oliveira Mattos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduação em Engenharia Civil (UNAMA);  Pós graduando em Engenharia de Segurança no Trabalho, Devry, Belém, Pará. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (UFPA).

Lindemberg Lima Fernandes, Universidade Federal do Pará.

Engenheiro civil, Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Professor da faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental e da Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2017-01-13

Como Citar

MATTOS, M. A. O.; FERNANDES, L. L. Mapeamento setorial com a utilização de índices de sustentabilidade no município de Juruá no Estado do Amazonas. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 01–06, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4666. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)