Influência de fungos micorrízicos arbusculares sobre o desenvolvimento vegetativo de mamoeiro do grupo Formosa

Autores

  • Lidiana Vitória Calisto Alencar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Francisco de Sales Oliveira Filho Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Carlos Alberto Lins Cassimiro Universidade de Federal da Paraíba
  • Paloma da Silva Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Eliezer da Cunha Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Edvanildo Andrade da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Palavras-chave:

Insumos biológicos, Carica papaya L., FMA, agroecologia

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência de diferentes espécies de fungos micorrízicos arbusculares, no crescimento de mudas de mamoeiro, do grupo Formosa, hídrido Tainung Nª 1. O estudo foi desenvolvido no setor de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa, Unidade São Gonçalo. O experimento foi conduzido em uma casa de vegetação, com quatro tratamentos microbiológicos: Acaulospora scrobiculatra, Gigaspora candida, Dentiscutata heterogama e um controle, sem fungos. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. As fontes de variação, estudas, foram o número de dias para emergência, a percentagem de germinação e as análises de crescimento (altura da planta, número de folhas e diâmetro do caule) aos 27, 37, 47 e 57 dias após a emergência e altura da planta e comprimento de raiz aos 65 dias. A maior velocidade de emergência foi proporcionada pela espécie Gigaspora candida (11,2 dias) e a maior percentagem de germinação se deu em função da inoculação com as diferentes espécies de fungos micorrízicos. A espécie Dentiscutata heterogama foi a que proporcionou o maior crescimento das mudas de mamoeiro, nas diferentes épocas de avaliação, onde a maior altura (21 cm) foi observada aos 65 dias após a emergência, constituindo-se a mais indicada para esta cultura, considerando-se as condições em que o estudo foi desenvolvido. De um modo geral, as plantas não micorrizadas tiveram um crescimento significativamente inferior às demais o que culminará em uma maior permanência das mesmas no viveiro, onerando, com isso, esta etapa da cadeia produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Sales Oliveira Filho, Universidade Federal Rural do Semiárido

Francisco de Sales Oliveira Filho, Tecnólogo em Agroecologia, formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB - Sousa - PB, no ano de 2012. Mestre em Horticultura Tropical pelo Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical, linha de pesquisa, Práticas Culturais em Sistemas Hortícolas, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - Campus Pombal) no ano de 2014. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (PPGF) da Universidade Federal Rural do Semiário - UFERSA - Mossoró - RN. Atua na área de Fitotecnia e Produção Vegetal com ênfase na Nutrição Mineral de Plantas, Adubação Orgânica e Mineral e Fisiologia Vegetal. Ocupante do cargo efetivo no quadro permanente de servidores Técnico Administrativos do IFPB, como Técnologo/Formação: Agroecologia.

Carlos Alberto Lins Cassimiro, Universidade de Federal da Paraíba

Possui graduação em Agroecologia, foi bolsista de pesquisa e extensão pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, com atuação em tecnologias de mitigação e convivência com seca, tais como polímeros de hidrogel e tecnologias sociais. Experiência com manejo de olerícolas em Canteiros econômicos, convencionais e hidropônicos a base de biofertilizantes. Atuou como bolsista pesquisador /extensionista do edital 01/2018 - Projeto Agricultura Familiar e é membro do grupo de pesquisa Experimentação nas Ciências Agrárias

Eliezer da Cunha Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduado em Agronomia pela Autarquia Educacional do Araripe. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professor no IFPB Campus Sousa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem. Atua nas áreas de educação, salinidade, irrigação, estresse salino, agroecologia, educação do campo, convivência com o semiárido, agricultura familiar, produção orgânica, gestão de recursos hídricos, manejo de água e solo e desenvolvimento sustentável. É membro do Grupo de Pesquisa Agricultura Tropical - IFPB / Reitoria (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=5420335048712215#indicadores).

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

ALENCAR, L. V. C.; OLIVEIRA FILHO, F. de S.; CASSIMIRO, C. A. L.; SOUSA, P. da S.; SIQUEIRA, E. da C.; DA SILVA, E. A. Influência de fungos micorrízicos arbusculares sobre o desenvolvimento vegetativo de mamoeiro do grupo Formosa. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 07–13, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6457. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)