Inventário projovem campo do núcleo de Bananeiras para o fortalecimento da identidade da escola do campo

Autores

  • Dayana Silva de Medeiros UFPB -Bananeiras
  • Cristina Karla Souza dos Anjos Projovem Campo Saberes da Terra- Governo da Paraíba
  • Geane Barbosa Maranhão Lima Projovem Campo Saberes da Terra- Governo da Paraíba
  • Danielle de Sousa Cassiano Projovem Campo Saberes da Terra- Governo da Paraíba
  • Severino Olegário da Silva Neto Projovem Campo Saberes da Terra- Governo da Paraíba
  • Josemilton Ramos de Oliveira Projovem Campo Saberes da Terra- Governo da Paraíba

Palavras-chave:

Resgate cultural, Social, Produtivo.

Resumo

O inventário do Projovem Campo Saberes da Terra  da Escola Estadual Pedro Augusto de Almeida localizada na cidade de Bananeiras, foi realizado no período de Dezembro/2018 e Janeiro/2019. Ir ao entorno da escola, para localizar as raízes do tempo presente foi um processos formativos para nós educadores e o material apresentado constituem como uma ferramenta pedagógica e social pois o mesmo apresenta as relações entre ser humano e natureza. O resultado do levantamento junto a comunidade gerou demandas e levantamentos para futuras intervenções para reconhecimento e uso da comunidade do espaço, articulação de agricultores para práticas agroecológicas e finalmente assessoria a cooperativa local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayana Silva de Medeiros, UFPB -Bananeiras

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias(2006); Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Doutorado em Agronomia (Produção e Tecnologia de Sementes) pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Tem experiência na área de Agronomia.

Referências

AS-PTA. Avaliação econômico-ecológica de agroecossistemas. Parte II – Procedimentos metodológicos. Rio de Janeiro: AS-PTA, maio de 2015 (apostila).

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3ª ed., (revista e ampliada), São Paulo/Rio de Janeiro: Expressão Popular/AS-PTA, 2012, especialmente o capítulo “O agroecossistema: fatores determinantes/recursos/processos e sustentabilidade”, p. 183-218.

CALDAR, Roseli Salete , CERES Hadich, Tardin, DAROS, José Maria, SAPELLI, Diana, Marlene, FREITAS, Luiz Carlos,KOLLING, Edgar Jorge, CERIOLI, Paulo Ricardo, SILVA, Nivia e MARTINS, Adalberto. Guia discutido no Seminário: Educação em Agroecologia nas Escolas do Campo. Veranópolis/RS (IEJC), 16 a 18 de junho 2016.

ESCOLA MILTON SANTOS. Diálogo de saberes no encontro de culturas. Caderno da ação pedagógica. Maringá: MST/PR, julho de 2012.

Downloads

Publicado

2019-04-02

Como Citar

DE MEDEIROS, D. S.; SOUZA DOS ANJOS, C. K.; MARANHÃO LIMA, G. B.; CASSIANO, D. de S.; DA SILVA NETO, S. O.; DE OLIVEIRA, J. R. Inventário projovem campo do núcleo de Bananeiras para o fortalecimento da identidade da escola do campo. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 01–05, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6523. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)