Ecologia de saberes e a política ambiental urbana do município de Mossoró/RN

Autores

  • Luan Gomes dos Santos de Oliveira UFCG - CCJS - Campus de Sousa - PB
  • Aline Carla de Medeiros
  • Aldeone Pereira Silva
  • Fernanda Fernandes Barbosa
  • Patrício Borges Maracajá

Palavras-chave:

Agricultura, Semiárido, Sustentabilidade

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender a política ambiental urbana do Município de Mossoró sob o prisma da ecologia de saberes, guiada pelas vozes dos atores sociais (Conselheiros de Cidade e Meio Ambiente da Gestão Municipal). Identificamos que os atores sociais possuem diversos entendimentos da realidade socioambiental do município, bem como necessitam de capacitação técnica para se inserir nos processos decisórios da gestão ambiental urbana. Sugere-se desta forma, a (re)invenção da cultura de participação por meio da valorização dos saberes da sociedade civil para uma gestão mais eficaz e efetiva. Como suporte metodológico foram utilizadas o sistema de cartografias sociais, a fim de capturar o sentido das experiências para a construção de novos caminhos de atuação da gestão ambiental urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRETCHE, Marta T. S. Mitos da descentralização: mais democracia e eficiência nas políticas públicas? Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 31, p. 44-66, jun. 1996

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Art. 225 – Do Meio Ambiente.

MARICATO, Ermínia. Meio Ambiente e Reforma Urbana. São Paulo: USP, 1994.

PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ. LEI COMPLEMENTAR 012/2006.

ROCHA, Aristotelina Pereira Barreto. Expansão Urbana de Mossoró (período de 1980 a 2004): geografia dinâmica e reestruturação do território. Natal/RN: EDUFRN, 2009.

ROMANELLI, Francisco Antonio. Política Municipal de Meio Ambiente: Os instrumentos de Gestão Ambiental e Participação Cidadã. Porto Alegre: 2006.

SACHS, Inacy. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: Studio Nobel: Fundação do Desenvolvimento Administrativo, 1993.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção para um novo senso comum; v.4).

SILVA, M. B.O. Desenvolvimento Sustentável no Brasil de Lula: uma abordagem jurídico-ambiental. São Paulo: EDUNISC/Anita Garibaldi, 2009.

TOSCANO, Geovânia da Silva. Extensão e Formação: a UFRN e a UFBA em ação. Rio Grande do Norte: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006. Tese de Doutorado em Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

OLIVEIRA, L. G. dos S. de; MEDEIROS, A. C. de; SILVA, A. P.; BARBOSA, F. F.; MARACAJÁ, P. B. Ecologia de saberes e a política ambiental urbana do município de Mossoró/RN. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 59–78, 2019. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/7520. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>