A importância do gerenciamento de estoque no âmbito das organizações

Autores

  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Aline Carla de Medeiros
  • Hugo Sarmento Gadelha
  • Amanda Rezende Moreira
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

A boa administração de materiais diz respeito a uma melhor coordenação da movimentação de suprimentos de uma organização, suprindo-a como o material certo, no local de operação certo, no instante correto e em condição utilizável ao custo mínimo. Assim, sem a completa observância desses requisitos não há como se falar em boa administração de materiais. Por essa razão, é de suma importância que organizações tenham uma preocupação constante com o controle de seus estoques, uma vez que os mesmos contribuem de forma decisiva para que elas alcance os resultados projetados. Os estoques imobilizam o capital que a empresa poderia dispor para empregá-lo forma diferente, tanto internamente quanto externamente. Assim sendo, estoque é capital imobilizado. Por outro lado, constitui um requisito primordial para uma empresa. Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, é possível em poucos minutos uma organização ter concluído o seu inventário de estoque, sabendo exatamente o que deve repor, tendo em vista as saídas ocorrida no mês ou exercício avaliado. Assim, diante das necessidades atuais e levando em consideração o cenário competitivo atual, as empresas necessitam de ferramentas que agilizem este processo para diminuir riscos e perdas, possibilitando uma tomada de decisões mais rápida e segura. Através do presente trabalho ficou evidenciado que as empresas necessitam aperfeiçoar-se continuamente no que diz respeito à logística, mantendo seus estoques em ponto de equilíbrio, objetivando atender e satisfazer seus clientes, conquistando, assim, o sucesso de precisa para manter-se no mercado.

 

Palavras-chave: Estoque. Gerenciamente. Importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestre em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professora, diplomadao em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluna do Curso de Gestão Ambiental e mestre em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Patrício Borges Maracajá, UFCG

Doutor Engenheiro Agrônomo (Universidade de Córdoba - Espanha) e Professor da UFCG (CCTA, Pombal-PB)

Downloads

Publicado

2016-03-26

Como Citar

Santos, J. O. dos, Santos, R. M. de S., Medeiros, A. C. de, Gadelha, H. S., Moreira, A. R., & Maracajá, P. B. (2016). A importância do gerenciamento de estoque no âmbito das organizações. Revista Brasileira De Pesquisa Em Administração, 2(1), 01–09. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBPA/article/view/4153

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>