A importância das cadeias de suprimentos

Autores

  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Hugo Sarmento Gadelha
  • Amanda Rezende Moreira
  • Aline Carla de Medeiros

Resumo

A logística é um processo de gerenciamento de compra (gestão de fluxo), que também visa criar valor para o cliente, ao mesmo tempo, ela pode ser vista com algo que procura diminuir o hiato entre a produção e a demanda, proporcionando aos consumidores bens e serviços, independentemente do tempo e do local. O estudo da logística permite mostrar a organização como ela deve promover um melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição direcionados aos clientes e consumidores. Para alcançar esse objetivo, a logística orienta a organização a planejar, organizar e controlar de forma efetiva as atividades de movimentação e armazenagem, objetivando facilitar o fluxo de produto. A cadeia de suprimento trata-se simplesmente de extensão do conceito de logística, permitindo a ampliação dessa atividade para além das fronteiras da organização, objetivando estabelecer um vínculo mais forte entre cliente e fornecedores. É importante destacar que a cadeia de suprimento não é formada apenas fabricantes e fornecedores. Dela também fazem transportadoras, depósitos, varejistas, bem com os clientes. Ela é uma rede de vários negócios e relações, abrangendo outras funções, além da logística e envolve várias empresas. Por sua vez, a demanda afeta todos os processos realizados no interior de uma organização. É no atendimento à demanda onde encontra-se a contribuição maior da cadeia de suprimentos, cuja área se preocupa não somente com as estimativas e pedidos, mas também com o que a organização deve fazer para atender e satisfazer as necessidades de seus clientes.

 

Palavras-chave: Logística. Cadeia de Suprimentos. Abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestre em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

ProfessorA, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluna do Curso de Gestão Ambiental e mestre em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Hugo Sarmento Gadelha

Advogado

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

Santos, J. O. dos, Santos, R. M. de S., Gadelha, H. S., Moreira, A. R., & Medeiros, A. C. de. (2014). A importância das cadeias de suprimentos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Administração, 1(1), 50–59. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBPA/article/view/4141

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>