Uma abordagem sobre o gerenciamento da cadeia de suprimentos

Autores

  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Aline Carla de Medeiros
  • Hugo Sarmento Gadelha
  • Patrício Borges Maracajá UFCG

Resumo

O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos trata-se de uma nova postura empresarial, em que as organizações são direcionadas para trabalhar com o foco no cliente. Para gerir a cadeia de suprimentos, as organizações necessitam definir suas estratégias competitivas e colocá-las em funcionalidade. A gestão da cadeia de suprimentos é um fator determinante para o sucesso organizacional, a partir de sua otimização é possível obtenção de ganhos, seja evitando perdas, ou através de melhor uso do tempo, possibilitando absorver mais fatias do mercado, principalmente, pelo reconhecimento e satisfação do cliente, o que favorece a demanda por mais produtos e/ou serviços. O objetivo da gestão da cadeia de suprimentos é conectar o mercado, a rede de distribuição, o processo de fabricação e a atividade de aquisição, de tal modo que os clientes sejam contemplados com níveis cada vez mais altos de serviços, e que ainda assim os custos se mantenham baixos. O gerenciamento da cadeia de suprimentos vem recebendo uma maior atenção nos últimos anos e que as organizações já possuem uma nova concepção de Estratégia de Compras e Suprimentos. Nessa nova concepção, ganha espaço a logística empresarial que tem a missão de fazer com que as organizações reduzam seus custos e melhorem a qualidade de bens/serviços.  Atualmente, existe nas organizações uma preocupação em se criar valor na cadeia de suprimentos, o que obriga estas a reforçar o relacionamento com seus fornecedores, estabelecendo alianças e parcerias. Nesse mesmo tempo, as empresas também se preocupam em colocar em prática estratégias que lhes garantam ganhar novos clientes, fidelizando-os para obter sucesso e continuarem no mercado.

Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos. Gerenciamento. Importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Professora, diplomada em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluna do Curso de Gestão Ambiental e mestre em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestre em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Patrício Borges Maracajá, UFCG

Doutor Engenheiro Agrônomo (Universidade de Córdoba - Espanha) e Professor da UFCG (CCTA, Pombal-PB)

Downloads

Publicado

2016-03-26

Como Citar

Santos, R. M. de S., Santos, J. O. dos, Medeiros, A. C. de, Gadelha, H. S., & Maracajá, P. B. (2016). Uma abordagem sobre o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Administração, 2(1), 10–17. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBPA/article/view/4154

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>