O PCL-R como instrumento de avaliação da psicopatia e dos fatores de risco de reincidência geral no Brasil

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo problematizar a escala Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R), criada pelo psicólogo canadense Robert Hare, como instrumento de avaliação do grau de psicopatia e do risco de reincidência geral do crime, assim como também analisar a possibilidade de que esta seja aplicada no Brasil. A importância desse estudo se dá em razão do alto índice de reincidência criminal no país, especialmente estre indivíduos identificados como psicopatas, em que a probabilidade de reincidir é maior que 70%. Deste modo, o PCL-R será avaliado como solução para o exame criminológico, de modo a possibilitar a individualização da pena e o tratamento legal diferenciado para o psicopata, haja vista que na prática ele é julgado e cumpre a sua pena nas mesmas condições que o chamado criminoso comum. Destarte, tem-se que a presente pesquisa é bibliográfica, sendo estruturada na leitura, seleção e interpretação de artigos que melhor instrumentalizem o tema em foco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Catarina Sobreira de Souza, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Mestre em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal). Especialista em Direito previdenciário e trabalhista pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em Direito imobiliário, incorpurações e urbanismo pela Universidade Única de Ipatinga. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanos do Sertão Central. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Salgueiro.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Sobreira de Souza, L. C. (2020). O PCL-R como instrumento de avaliação da psicopatia e dos fatores de risco de reincidência geral no Brasil. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 8(3), 974–989. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/8255

Edição

Seção

Artigos