Avaliação das condições higiênico-sanitárias do comércio de hortaliças em feiras livres do município de Inhumas - GO Evaluation of hygienic conditions – sanitary of vegetable trade in free fairs of the municipality of Inhumas-GO

Conteúdo do artigo principal

Simone Machado
Lethycia Pires
Angel Blanco

Resumo

Atualmente a segurança alimentar é vista como uma questão de grande importância, sendo um dos principais desafios da atualidade a oferta de alimentos livres de agentes que podem oferecer risco à saúde do consumidor. O consumo de hortaliças contaminadas pode ocasionar prejuízos relevantes à saúde pública, devido desde a problemas na produção até a falta de preparo por parte dos manipuladores de alimentos, ocasionando maus hábitos de higiene e práticas inadequadas. A comercialização de produtos alimentícios na maioria das feiras livres é, geralmente, considerada de higiene insatisfatória, constituindo-se em um importante vetor no processo de contaminação e proliferação de enfermidades de origem alimentar. O objetivo desse estudo foi avaliar o perfil higiênico-sanitário dos estabelecimentos e manipuladores que comercializam hortaliças em feiras livres do município de Inhumas - GO. Foi elaborado um roteiro de inspeção baseado na lista de verificação contida nas determinações da RDC nº 216/04, RDC nº 275/02 e na Portaria SVS/MS nº 326/1997, todas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde. Verificou-se com os resultados que todas as feiras avaliadas apresentaram um baixo atendimento aos itens analisados, o maior valor apresentado de conformidades aos itens foi de 33,3%. Concluiu-se que as feiras-livres estudadas não se adequam as conformidades necessárias para a segurança alimentar. Ademais, faz-se necessário o auxílio dos órgãos governamentais para melhorar a infraestrutura geral das feiras-livres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva Machado, S., Lucas Pires da Silva, L., & José Vieira Blanco, A. (2021). Avaliação das condições higiênico-sanitárias do comércio de hortaliças em feiras livres do município de Inhumas - GO: Evaluation of hygienic conditions – sanitary of vegetable trade in free fairs of the municipality of Inhumas-GO. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 11(2), 201–210. https://doi.org/10.18378/REBAGRO.V12I2.8811
Seção
I Congresso Brasileiro Online em Ciência dos Alimentos
Biografia do Autor

Simone Machado, IFG

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em controle de qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação, consumidor, segurança do alimento, metais pesados e rotulagem de alimentos.

Lethycia Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Estudante do curso Ciência e Tecnologia de Alimentos. Bolsista do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG.

Angel Blanco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2001), Mestre em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Goiás (2005), e Doutor em Ciências Biológicas (Genética e Bioquímica) pela Universidade Federal de Goiás (2016). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Inhumas.