Desenvolvimento de smoothie de Skyr com mucilagem de palma (Opuntia ficus-indica (L.) Miller) e saborizado com polpa de umbu (Spondias tuberosa).

Conteúdo do artigo principal

Milena Ribeiro Marinho
Juliano Geraldo Amaral
Anderson Santos Souza
Márcia Elena Zanuto
Cassiara Camelo Eloi de Souza

Resumo

O crescente aumento das doenças crônicas não transmissíveis tem estimulado a procura do consumidor por alimentos funcionais. Portanto, este estudo teve como objetivo a preparação e caracterização de smoothies, utilizando o iogurte Skyr, a mucilagem de palma como espessante e a polpa de umbu para sua saborização. Foram elaboradas quatro formulações distintas de acordo com o processamento do Skyr (dessorado ou sem dessorar) e tipo de açúcar (açúcar de coco ou demerara). As formulações foram submetidas à caracterização química, determinação do teor de constituintes bioativos, atividade antioxidante e análise reológica. Dentre os resultados obtidos, destacaram-se na polpa de umbu valores elevados de ácido ascórbico (11,59 mg.100 g-1), compostos fenólicos (56,70 mg.EAG.100 g-1), atividade antioxidante total (59,85%) e baixo teor lipídico (0,31 mg.100 g-1). Os smoothies apresentaram acidez titulável e pH compatíveis com os exigidos pela legislação brasileira para iogurtes, baixo teor lipídico (1,16-3,03%), ácido ascórbico variando entre 5,82-10,36 mg.100 g-1 e os níveis de fenólicos totais, flavonoides amarelos e antocianinas foram maiores na formulação com Skyr dessorado e açúcar de coco. A atividade antioxidante oscilou de 12,06 a 28,09% para os diferentes smoothies. A mucilagem de palma promoveu efeito espessante e estabilizante nas formulações. Tanto a polpa quanto os smoothies apresentaram um comportamento reológico não-newtoniano. Portanto, os smoothies podem ser considerados como alimentos funcionais evidenciando-se que a utilização do umbu e a palma constituem-se como uma opção interessante para a inovação tecnológica na área alimentícia além de colaborar com uma alimentação saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ribeiro Marinho, M., Geraldo Amaral, J., Santos Souza, A., Elena Zanuto, M., & Camelo Eloi de Souza, C. (2021). Desenvolvimento de smoothie de Skyr com mucilagem de palma (Opuntia ficus-indica (L.) Miller) e saborizado com polpa de umbu (Spondias tuberosa). Revista Brasileira De Agrotecnologia, 11(2), 744–756. https://doi.org/10.18378/REBAGRO.V12I2.8913
Seção
I Congresso Brasileiro Online em Ciência dos Alimentos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)