A humanização no atendimento odontológico: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v15i2.11363Resumo
A humanização no atendimento odontológico é uma temática indispensável a ser trabalhada na formação e prestação de serviço dos cirurgiões-dentistas, objetivando um cuidado verdadeiramente integral que transcenda a metodologia técnica e abrace por completo os aspectos fisiológicos, psicológicos, emocionais, culturais e sociais do ser humano. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar estudos vigentes na literatura sobre o efeito da presença de humanização durante o atendimento odontológico ao paciente. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, suportada por uma análise sistematicamente criteriosa de artigos científicos publicados a partir dos anos 2002 a 2025, selecionados nas bases de dados BVS e SciELO aqui foram utilizados descritores específicos como ‘Humanização da assistência AND Odontologia’, ‘Humanização AND Odontologia’ e ‘Humanização AND Dentista’. Resultados: Os resultados demonstraram que da pesquisa aplicada produziu-se um total de cinquenta (n=50) trabalhos acadêmicos achados, sendo uma (n=1) publicação filtrada e escolhida nas bases de dados BVS, e mais uma (n=1) na Scielo, estas revelaram que apesar de alguns avanços na inserção e implementação das abordagens humanísticas, as mesmas encontram-se bastante limitadas tais como nos textos acadêmicos e no ambiente clínico, a odontologia ainda enfrenta diversas dificuldades na consolidação de tais métodos, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), em funções por parte das altas demandas de pacientes como também algumas configurações e restrições estruturais. Discussão: A discussão traz à luz das evidências científicas a necessidade urgente de mudanças curriculares nos cursos de graduação em odontologia, e para tanto, desperta o interesse na manifestação do desenvolvimento de habilidades comunicativas, solidárias e comportamentais a fim de aprimorar o verdadeiro vínculo entre profissional e paciente. Conclusão: Conclui-se que a humanização é um princípio determinante para a qualidade do atendimento odontológico, sendo fundamental a capacitação continuada dos profissionais a fim de promover-se um cuidado cada vez mais acolhedor, integral e um atendimento genuinamente eficaz.
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