A educação matemática e o desinteresse do aluno

Autores

  • Douglas da Silva Cunha FIP

Resumo

 O baixo de nível de rendimento na disciplina Matemática encontra-se atrelado ao grau de insatisfação revelado por muitos alunos, em especial a criança que ao iniciar seus estudos, já se depara com tais problemas a serem enfrentados, tais como a necessidade de reverter um ensino centrado em procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o aluno. É fundamental que o professor, antes de elaborar situações de aprendizagem, investigue qual é o domínio que cada aluno tem sobre o assunto que vai explorar, ou seja, em que situações algumas concep­ções são ainda instáveis, quais as possibilidades e as dificuldades que cada educando enfrenta sobre este ou aquele desafio nos conteúdos matemáticos. Nesse momento, é importante salientar que os conhecimentos que os alunos possuem, adquiridos fora da escola. Pois, o papel da escola e do professor é de am­pliar esse universo de conhecimentos e oferecer condições para os educandos estabele­çam vínculos entre o que conhecem e os novos conteúdos que vão construir, possibilitando uma aprendizagem significativa.  Quando o professor de matemática não possui condições de inovar sua sala, ele pode desmotivar seus alunos, transformando sua aula em algo chato e cansativo. Assim, o professor de matemática deve abandonar o método expositivo tradicional, em que o papel dos alunos é quase sempre passivo e procurar seguir o método ativo, estabelecendo diálogo com os alunos e estimulando a imaginação destes, de modo produzir uma melhor aprendizagem. A prática docente no campo da Matemática tem revelando que apesar das deficiências enfrentadas pelas escolas públicas, existem alunos que possuem um grande interesse pelo ensino dessa disciplina, enquanto que outros a desprezam completamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-10-29

Como Citar

Cunha, D. da S. (2013). A educação matemática e o desinteresse do aluno. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 3(3), 20–24. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2303