A contribuição das histórias infantis para a aprendizagem da criança

Autores

  • Maria da Silva Farias FIP
  • Aluísio César Barbosa dos Santos UFCG

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo compreender a importância de trabalhar a cultura local na Educação Infantil. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de Campo. Pois a temática busca resgatar e ou preservar a cultura local, ao proporcionar às crianças tais conhecimentos de forma lúdica. Nessa perspectiva, no decorrer da aplicação do projeto de pesquisa, o qual foi vivenciado por toda a escola, resgatou-se as principais figuras folclóricas deste município e evidenciou-se a cantoria como principal cultura da cidade. Porém a análise das discussões de dados encontra-se fundamentada nos estudos de autores que abordam a temática, com destaque Elisa, Maria (2012) e Freire (1989), entre outros que tratam da importância de trabalhar a cultura local desde a Educação Infantil.

Palavras-chave: cultura local, ludicidade, figuras folclóricas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Silva Farias, FIP

 

Professora da rede pública, especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos

 

Aluísio César Barbosa dos Santos, UFCG

 

Docente, diplomado em Filosofia (UEPB); especialista em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano (UFCG); pós-graduando em Gênero e Diversidade na Escola (UFPB) e em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFRN)

 

 

 

Downloads

Publicado

2015-02-18

Como Citar

Farias, M. da S., & dos Santos, A. C. B. (2015). A contribuição das histórias infantis para a aprendizagem da criança. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 28–36. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2645