Team-based learning: fazendo os alunos pensarem “fora da caixa”, os elementos essenciais para sua implantação

Autores

  • Ricardo Freitas Dias Universidade de Pernambuco

Resumo

Resumo: Atualmente devido às modificações nos campos sociais, econômicos e culturais o mercado de trabalho exige características profissionais que a formação básica e profissionalizante da escola tradicional não consegue atender. Neste contexto a reduzida carga horária, o declínio no número de professores qualificados e o desinteresse dos alunos contribuem ainda mais para uma formação acadêmica e profissional de baixa qualidade. Para tentar mudar este cenário, universidades internacionais passaram a adotar o Team-based learning (TBL), como método alternativo de ensino e aprendizagem. Portanto o objetivo desta revisão é descrever os elementos essenciais do TBL para sua implantação como uma modalidade alternativa de ensino. O TBL é um método de ensino baseado no construtivismo, que estimula o aluno a desenvolver, processar e maximizar a discussão, para a resolução de problemas do dia a dia. Neste método os conteúdos são agrupados em módulos constituídos por quatro fases: Readiness Assurance, readiness assurance test, Application of concepts e o Peer Assesment. Em termos gerais, o TBL melhora o desempenho acadêmico, reduz apatia do estudante e estimula o pensamento crítico, fazendo com que o aluno pense “fora da caixa”. Assim, o TBL é mais uma ferramenta pedagógica que pode ser adaptada para uma variedade de conteúdos e contribuir de forma positiva para a formação dos nossos futuros profissionais.

Palavras-chave: team-based learning, ensino centrado no aluno, auto-aprendizagem e métodos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Freitas Dias, Universidade de Pernambuco

1 – Departamento de Fisioterapia, Universidade de Pernambuco - UPE, Petrolina, PE, CEP 56328-903, Brasil.

2 - Departamento de Biologia Estrutural e Funcional, Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP, CEP 13083-865, Brasil.

Professor Assistente da Universidade de Pernambuco - UPE, Petrolina, PE,

Doutorando em Biologia Funcional e Molecular - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. 

Mestrado em Ciência da Motricidade Humana - Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-02-26

Como Citar

Dias, R. F. (2015). Team-based learning: fazendo os alunos pensarem “fora da caixa”, os elementos essenciais para sua implantação. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 75–81. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2676