A percepção dos acadêmicos de fisioterapia sobre atividade desenvolvida em vigilância em saúde

Autores

  • Rubneide Barreto Silva Gallo Universidade de São Paulo
  • Carla Kassiane do Nascimento Budziak CESCAGE, Ponta Grossa - PR
  • Edi Souza CESCAGE, Ponta Grossa - PR
  • Jaqueline Thomás Mattos CESCAGE, Ponta Grossa - PR
  • Flávio Roberto Barboza CESCAGE, Ponta Grossa - PR
  • Jaqueline Aparecida Goes CESCAGE, Ponta Grossa - PR
  • Carla Denise Scherementa CESCAGE, Ponta Grossa - PR

Resumo

O processo de formação acadêmica engloba os métodos didáticos e a forma como as instituições facilitam o acesso ao conhecimento. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos acadêmicos de fisioterapia, sobre a atividade desenvolvida em vigilância em saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir de entrevistas com questões abertas, envolvendo 18 acadêmicos do 3º período do curso de fisioterapia do CESCAGE, contemplando assuntos referentes à percepção dos mesmos com a atividade prática realizada na comunidade de um bairro de Ponta Grossa/PR, como parte das disciplinas relação à atividade desenvolvida na comunidade como parte das disciplinas Fisioterapia Preventiva e Prática Integradora III. Os dados coletados foram organizados em três blocos: experiência com o tipo de atividade desenvolvida; percepção de vigilância em saúde; fisioterapia na vigilância em saúde. Com relação à experiência com o tipo de atividade desenvolvida, os acadêmicos a atribuíram como de grande relevância, pois permitiu conhecer melhor a população e suas necessidades. No eixo percepção de vigilância em saúde os acadêmicos (60%) consideraram positiva; (40%) relataram dificuldade no entendimento da real finalidade da pesquisa. Apesar da maioria dos acadêmicos considerar útil a atividade realizada, observa-se que ainda a percepção dos futuros fisioterapeutas não vislumbra o potencial de prevenção de doenças e promoção de saúde. Desta forma, urge a necessidade de direcionamento das instituições formadoras no enfoque nestas ações, para a construção de profissionais mais dinâmicos e integrados às reais necessidades presentes e futuras da população.

 

Palavras-chave: Promoção da saúde; fisioterapia; prevenção de doenças

 

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Biografia do Autor

Rubneide Barreto Silva Gallo, Universidade de São Paulo

Fisioterapeuta, doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Carla Kassiane do Nascimento Budziak, CESCAGE, Ponta Grossa - PR

Graduanda em Fisioterapia do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Edi Souza, CESCAGE, Ponta Grossa - PR

Graduanda em Fisioterapia do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Jaqueline Thomás Mattos, CESCAGE, Ponta Grossa - PR

Graduanda em Fisioterapia do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Flávio Roberto Barboza, CESCAGE, Ponta Grossa - PR

Graduando em Fisioterapia do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Jaqueline Aparecida Goes, CESCAGE, Ponta Grossa - PR

 

Doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI),

 

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UNIVALI, coordenadora e docente do Curso

 

de Fisioterapia e do Curso Técnico em Estética do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais

 

Carla Denise Scherementa, CESCAGE, Ponta Grossa - PR

Docente do curso de Fisioterapia do Centro de Ensino

Superior dos Campos Gerais/CESCAGE, Ponta Grossa - PR

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Publicado

2015-01-26

Como Citar

Gallo, R. B. S., Budziak, C. K. do N., Souza, E., Mattos, J. T., Barboza, F. R., Goes, J. A., & Scherementa, C. D. (2015). A percepção dos acadêmicos de fisioterapia sobre atividade desenvolvida em vigilância em saúde. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 58–62. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2934