Impacto do programa de atenção integral à criança com asma em Unidade de Saúde na Cidade de Fortaleza, Ceará

Autores

  • Joelma Aurélio Sousa UFCG
  • Rayani Oliveira Maciel
  • Eliane de Sousa Leite
  • Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias
  • Edivânia Maria Leite da Silva
  • Aline Carla de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v6i4.4617

Palavras-chave:

Asma, Doenças crônicas, PROAICA

Resumo

Nas últimas décadas, a asma tornou-se um importante problema de saúde pública, visto o significativo crescimento da prevalência e da mortalidade dessa doença. Desde 1996, as entidades médicas e governamentais promoveram a criação de consensos sobre o assunto com o objetivo de programar medidas para melhorar a assistência médica e reduzir a morbimortalidade dessa enfermidade. Objetivou-se avaliar a melhora clínica dos pacientes e correlacioná-la à adesão ao tratamento medicamentoso e/ou ambiental. Foi realizado estudo documental retrospectivo descritivo analítico, com dados coletados em prontuários de pacientes que participaram do PROAICA na Unidade de Saúde Lineu Jucá, em Fortaleza-Ceará, no período de 2009 a 2014. Esses dados foram armazenados e processados usando o programa Epi Info 7.0. Observou-se melhora clínica dos pacientes após o inicio da participação no programa, assim como melhora na classificação de gravidade da asma quando se compara a primeira à ultima consulta médica. Houve aumento de 28,06% nos pacientes classificados como intermitente, redução de 20,15% dos casos persistentes leves e diminuição de 10,79% nos classificados como persistente moderado. No entanto, ocorreu um aumento de 2,88% de pacientes graves. Verificou-se melhora na classificação de controle clinico nos pacientes com classificação parcialmente controlada e não controlada. Os dados analisados mostram a importância do programa e sua colaboração para o controle da asma, facilitando a melhor visualização das dificuldades ainda encontradas em sua implementação de modo a promover possíveis mudanças para garantir um melhor atendimento e maior efetividade do PROAICA.

Impact of comprehensive care program for children with asthma in Health Unit in the City of Fortaleza, Ceará

Abstract: Introduction: In recent decades, asthma has become an important public health problem, since the significant growth of the prevalence and mortality of the disease. Since 1996, medical and governmental entities promoted consensus-building on this subject with the aim of program measures to improve health care and reduce the morbidity and mortality from this disease. Objectives: to evaluate the clinical improvement of patients and correlate it to theadherence to drug treatment and / or environmental. Method: descriptive retrospective documentary Study, with data collected in medical records of patients who participated in the PROAICA in Lineu Jucá health unit, in Fortaleza-Ceará, in the period from 2009 to 2014. These data were stored and processed using the Epi Info program 7.0. Patients' clinical improvement Occurred after the beginning of participation in the program, as well as improvement in asthma severity rating when comparing the first to the last medical consultation. There was an increase of 28.06% in patients classified asintermittent, 20.15% reduction of persistent cases light and decreased 10.79% classified as persistent moderate. However, there was na increase of 2.88% of patients. There was improvement in the clinical control in patients with partially controlled anduncontrolled classification. The parsed data show the importance of the program and their collaboration for the control of asthma, making it the best viewing of the difficulties still encountered in its implementation in order to promote possible changes to ensure a better service and greater effectiveness of the PROAICA.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Sousa, J. A., Maciel, R. O., Leite, E. de S., Farias, M. do C. A. D. de, Silva, E. M. L. da, & Medeiros, A. C. de. (2016). Impacto do programa de atenção integral à criança com asma em Unidade de Saúde na Cidade de Fortaleza, Ceará. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 6(4), 27–34. https://doi.org/10.18378/rebes.v6i4.4617

Edição

Seção

Social

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