Spanenglish phoenix: Utilização de projeto educacional de língua estrangeira como estratégia motivacional para o aprendizado

Autores

  • Weber Pires Universidade Federal do Ceará
  • Roberta Ramos Frota Bezerra Instituto Vale do Acaraú
  • Felipe Julio Leite Farias Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará
  • Ana Maria Sousa Farias Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v7i4.5003

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino de Língua estrangeira, Pedagogia de Projetos.

Resumo

Objetivou-se relatar a experiência acerca da implementação de um projeto educacional voltado a motivação para o aprendizado em língua estrangeira desenvolvido com adolescentes na faixa etária entre 14 e 17 anos matriculados no ensino médio integrado de uma Escola Estadual do estado do Ceará. Foi fundamentado com base na pedagogia de projetos e possibilitou reafirmar que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio onde ele está inserido, bem como a importância da motivação nesse processo. Assim, possibilitou refletir acerca das potencialidades e possíveis mudanças para o enfrentamento dos desafios no ensino de línguas estrangeiras e que a partir da sócio-interação constatou-se o avanço dos educandos abrindo um contraponto da dinâmica dos trabalhos individuais para seguirem de encontro ao trabalho em conjunto corroborando para a mudança de olhar no que se refere ao aprendizado das línguas estrangeiras.

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Biografia do Autor

Weber Pires, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciências da Educação pela The Grendal College and University, Docente de Língua Inglesa e Espanhola da Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará

Roberta Ramos Frota Bezerra, Instituto Vale do Acaraú

Mestre em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará, Docente do Instituto Vale do Acaraú, Docente da Escola Estadual Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará, Brasil.

Felipe Julio Leite Farias, Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará

Pós Graduado em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Montenegro. Docente de Educação Física da Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará, Brasil

Ana Maria Sousa Farias, Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará

Pós Graduada em Gestão Escolar pelo CAED. Diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca, Ceará, Brasil

Referências

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Publicado

2017-10-01

Como Citar

Pires, W., Bezerra, R. R. F., Farias, F. J. L., & Farias, A. M. S. (2017). Spanenglish phoenix: Utilização de projeto educacional de língua estrangeira como estratégia motivacional para o aprendizado. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 7(4), 105–108. https://doi.org/10.18378/rebes.v7i4.5003

Edição

Seção

Relato de Experiência

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