O uso do team-based learning como metodologia de ensino de saúde coletiva na graduação em odontologia

Autores

  • Ana Yeda Mendes Gonçalves Universidade Federal do Pará
  • Gissele Portal Rocha Universidade Federal do Pará
  • Kelly Lene Lopes Calderaro Euclides Universidade Federal do Pará
  • Teresa Cristina Bordallo Farias Universidade Federal do Pará
  • Liliane Silva do Nascimento Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v8i1.5452

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação em Odontologia, Avaliação Educacional

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo de método de ensino em odontologia frente à introdução de metodologia ativa para a prática pedagógica em saúde coletiva em curso de Odontologia. A proposta oportunizou discutir as características singulares de educação superior, com objetivo de avaliar o uso do team-based learning como estratégia metodológica de ensino. A metodologia de avaliação incluiu duas etapas, sendo observação não participante onde há posicionamento passivo do pesquisador e pesquisa de campo. Na primeira fundamentou-se o referencial teórico com definição de orientações, princípios e fundamentos da técnica; no segundo momento, registros em diário de campo e aplicação de roteiro de entrevista estruturada baseada em enfoque crítico-dialético. A amostra foi constituída por 150 alunos do curso de graduação de odontologia durante os anos de 2014 a 2016. Os resultados possibilitaram entender que a utilização da metodologia ativa estimula a participação protagonista do discente no processo de aprendizagem com ressignificação do conhecimento e possibilidade de avaliação imediata deste processo de aprendizado.

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Biografia do Autor

Ana Yeda Mendes Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Cirugiã Dentista

Gissele Portal Rocha, Universidade Federal do Pará

Cirugiã Dentista

Kelly Lene Lopes Calderaro Euclides, Universidade Federal do Pará

Farmacêutica Bioquimica. Especialista em Metodologia da Educação em nivel Superior. Mestranda em Saúde Coletiva pela UFPA.

Teresa Cristina Bordallo Farias, Universidade Federal do Pará

Médica. Docente na UFPA.

Liliane Silva do Nascimento, Universidade Federal do Pará

Cirugiã Dentista. Doutora em Saúde coletiva. Docente na UFPA

Referências

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

Gonçalves, A. Y. M., Rocha, G. P., Euclides, K. L. L. C., Farias, T. C. B., & Nascimento, L. S. do. (2018). O uso do team-based learning como metodologia de ensino de saúde coletiva na graduação em odontologia. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 8(1), 01–06. https://doi.org/10.18378/rebes.v8i1.5452

Edição

Seção

Artigos