O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6160

Palavras-chave:

Arte, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde.

Resumo

O recorte e colagem é uma forma de criação artística com potencialidades em dinâmicas de grupo voltadas para educação em saúde. Objetivos: Relatar a experiência de estudantes da área da saúde em um processo seletivo para admissão em uma liga acadêmica. Analisar as potencialidades do recorte e colagem para abordagem da diversidade humana no cuidado em saúde, por meio do processo de criação artística. Método: A experiência foi realizada em uma sala de aula da própria Universidade. Foram utilizados revistas em desuso, tesoura, cola branca, cartazes, canetinhas e pincéis. Os envolvidos na dinâmica trabalharam em grupo com o objetivo de expressar o que eles entendiam por Saúde da Família e Comunidade. Ao final, realizaram uma exposição dialogada do material confeccionado pelo grupo, elucidando as significações atribuídas aos elementos colados no cartaz. Resultados: A dinâmica de recorte e colagem potencializou a interação do grupo ao trabalhar em conjunto para apresentação de um material final. Todos os materiais construídos reforçaram o papel inclusivo da Estratégia de Saúde da Família, enfatizando o suporte que essa estratégia deve dar às populações negligenciadas e em situação de vulnerabilidade social. A experiência permitiu aos participantes a exposição de suas visões de mundo acerca do cuidado e de saúde respeitando, para tanto, as competências culturais e individuais dos estudantes nesse processo. Conclusão: A estratégia de recorte e colagem respeitou a tríade criação, inclusão e diversidade e mostrou-se como importante ferramenta em processos seletivos e estratégia pedagógica a ser utilizada em diversos cenários educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lineker Fernandes Dias, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante de medicina.

Nicole Geovana Dias, Universidade Federal de Uberlândia.

Médica de Saúde da Família e Comunidade, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia.

Lorrany de Cássia Torres Silva, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de medicina.

Carolina Camargo de Mello Rosa, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de medicina.

Mariana Côrtes de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de medicina.

Vinicius Moro Gorla, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de medicina.

Referências

ARANTES, L. J.; SHIMIZU, H. E.; MERCHÁN-HAMANN, E. Contribuições e desafios da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde no Brasil: revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 5, p.1499-1510, maio 2016. 10.1590/1413-81232015215.19602015

ASSIS, C. L.; NEPOMUCENO, C. M. Cultura: a diversidade humana. 21. ed. Campina Grande: Biblioteca Central, 2007. 20 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Políticas da saúde pública: um século de luta pelo direito à saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Universidade Federal Fluminense (UFF) Fundação Euclides da Cunha. Direção: Renato Tapajós. Tipiri Cinematográfica. s.d. 1 dvd (60min). Brasília; 2006.

CHILTON G.; SCOTTI V. Snipping, Gluing, Writing: The Properties of Collage as an Arts-Based Research Practice in Art Therapy. Art Therapy: Journal of the American Art Therapy Association, v. 31, n. 4, p. 163-171, 2014. 10.1080/07421656.2015.963484

DA SILVA, T. R.; MOTTA, R. F. A percepção dos usuários sobre a política de saúde na atenção básica. Mudanças-Psicologia da Saúde, v. 23, n. 2, p. 17-25, 2015. 10.15603/2176-1019/mud.v23n2p17-25

FERRO, L. F.; DA SILVA, E. C.; ZIMMERMANN, A. B.; CASTANHARO, R. C. T.; DE OLIVEIRA, F. R. L. Interdisciplinaridade e intersetorialidade na Estratégia Saúde da Família e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família: potencialidade e desafios. Tempus Actas Saúde Coletiva, v. 38, n. 2, p. 129-138, 2014. 10.15343/0104-7809.20143802129138

GOMIDE, M. F. S.; PINTO, I. C.; BULGARELLI, A. F.; DOS SANTOS, A. L. P.; GALLARDO, M. del P. S. A satisfação do usuário com a atenção primária à saúde: uma análise do acesso e acolhimento. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, n. 65, p.387-398, 21 set. 2017. 10.1590/1807-57622016.0633.

LOS, V. A.; LOPES, E. S. S.; RAUSCH, R. B,; SCHROEDER, E. Processos de imaginação e criatividade na construção do desenho na infância à luz da perspectiva histórico-cultural. Revista Eletrônica Pesquisaeduca, v. 7, n. 13, p. 219-224, 2015.

MARTINS, M. C. F. D. Mediações culturais e contaminações estéticas. Gearte, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 248-264, 2014. 10.22456/2357-9854.52575

OLIVEIRA, R. L.; SANTOS, M. E. A. Educação em saúde na Estratégia Saúde da Família: conhecimentos e práticas do enfermeiro. Revista Enfermagem Integrada, v. 4, p. 833–844, 2011. 10.5020/18061230.2015.p75

PERREAULT, M.; RIOS, E.; LISBOA, L. V.; ALENCAR, B. M.; PASSOS, S.; FERREIRA, A. F.; TEIXEIRA, T. B.; REGO, F. F. de A.; SÁ, K. N. Programa de Saúde da Família no Brasil: reflexões críticas à luz da promoção da saúde. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 5, n. 1, p.159-179, 26 ago. 2016. 10.17267/2317-3378rec.v5i1.897.

MACKENZIE, S. K.; WOLF M. M. Layering Sel(f)ves: Finding Acceptance, Community and Praxis through Collage. The Qualitative Report. v. 17, p. 1-21, 2012.

PITTA, A. M. da R. O balanço de um século da saúde pública no Brasil: resenha sobre o vídeo “Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde”. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 4, n. 4, p. 127-130, oct. 2010. 10.3395/reciis.v4i4.420pt.

SAKAMOTO, C. K.; BACCHERETI, L. F. A Técnica de Recorte-Colagem e suas aplicações nas práticas psicológicas. Um olhar criativo sobre a prática em Psicologia - proposições teóricas e técnicas. São Paulo, Editora Mackenzie, 2007., 148 p.

SIMMONS N.; DALEY S. The Art of Thinking: Using Collage to Stimulate Scholarly Work. The Canadian Journal for the Scholarship of Teaching and Learning. v. 4, n. 4, p. 1-11, jul. 2013. 10.5206/cjsotl-rcacea.2013.1.2

SILVA, N. F.; FERREIRA, N. M.; CARNEIRO N. G. D. Ação multidisciplinar na educação permanente de agentes comunitárias de saúde. Rev. Ed. Popular, v. 16, n. 3, p. 156-165, 2017. 10.14393/REP-v16n32017-art10

SILVA, R. S.. O entendimento do direito à saúde: uma abordagem dos usuários do SUS no Distrito Federal. Cad. Ibero-Amer. Dir. Sanit., v. 4, n. 6, p. 56-74, 2015. 10.17566/ciads.v4i3.156

VIEIRA, C. C. Contribuições da arte e do professor arteterapeuta para a educação inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão. v.13, n. 2, p. 136-153, 2017. 10.5965/1984317813022017136.

WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro:

Imago, 1975. 203p.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Constitution of the World Health Organization. 1946. Disponível em: <https://www.who.int/governance/eb/who_constitution_en.pdf>. Acesso em: 01. nov. 2018.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Dias, L. F., Dias, N. G., Silva, L. de C. T., Rosa, C. C. de M., de Freitas, M. C., & Gorla, V. M. (2019). O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(2), 27–33. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6160

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)